EJA 2012 – Inscrições, data, informações

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo oferecer a oportunidade para pessoas que não puderam concluir o Ensino Fundamental e Médio.…

Por Élida Santos em 21/03/2012

Os interessados em estudar devem se inscrever até o dia 30, em Votuporanga (Foto: Divulgação)

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo oferecer a oportunidade para pessoas que não puderam concluir o Ensino Fundamental e Médio. O programa promove o retorno desses cidadãos às aulas. A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da cidade de Votuporanga (SP), por exemplo, está com inscrições abertas até o dia 30 de março. Os cursos disponíveis são gratuitos. Os interessados podem se inscrever por meio dos Centros de Educação Municipal (CEM’s) ou na Secretaria da Educação. O horário de funcionamento dos locais é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17 horas.

As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h, nas seguintes unidades escolares da cidade: CEM “Profª Anita Liévana Camargo”, CEM “Profª Irma Pansani Marin”, CEM “ProfªClary Brandão Bertoncini” e CEM “Profª Maria Martins e Lourenço”. Para se inscrever é preciso ter mais de 15 anos completos e estar portando cópias simples dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, título eleitoral e de reservista (se for do sexo masculino). As unidades escolares do município também receberão as inscrições. Para mais informações entre em contato por meio do telefone (17) 3426 6986.

O projeto visa auxiliar as pessoas que tiveram que sair da escola (Foto: Divulgação)

Se você quer retomar os estudos, ou até mesmo iniciar a alfabetização depois de adulto, procure a Secretaria da Educação do seu município e se informe com relação ao período de inscrições. Cada cidade brasileira realiza a inclusão desses alunos em uma época do ano, mas a grande maioria segue um calendário parecido com o do Ensino Regular.

A EJA também alfabetiza (Foto: Divulgação)

No geral as aulas são ministradas em escolas da rede pública de ensino e são gratuitas. O campo da Educação de Jovens e Adultos se consolidou no Brasil, sob a influência do educador Paulo Freire. A EJA também foi impulsionada pela forte relação com o movimento de educação popular. O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da educação (a LDB, ou lei nº 9394.[2] de 20 de Dezembro de 1996). Para mais informações entre em contato com a prefeitura de seu município.

Top