Dicas para responder perguntas discursivas

Vestibulares e outros processos seletivos podem ser constituídos por questões de múltipla escolha, redação e questões discursivas. Na redação o intuito é avaliar a…

Vestibulares e outros processos seletivos podem ser constituídos por questões de múltipla escolha, redação e questões discursivas. Na redação o intuito é avaliar a forma como o candidato escreve, se ele tem o domínio do português e se teve um bom entendimento do tema proposto. As questões discursivas também possuem essas funções, no entanto, um de seus papéis fundamentais é analisar o conhecimento de quem se submete ao exame na matéria proposta.

Responda de modo claro e conciso (Foto: divulgação)

Uma das dicas para quem irá fazer uma prova discursiva é ler toda a prova, identificar as perguntas mais fáceis e começar por elas. Desta forma, o tempo é mais bem aproveitado e o candidato fica confiante para seguir em frente. Fazer a prova com cuidado e revisar antes de responder ou passar à caneta é outra sugestão para usar todo o período disponível.

Controle o tempo para resolver todas as questões (Foto: divulgação)

Não se preocupe em ir embora mais cedo, mas sim em fazer bem o exame. A leitura precisa ser minuciosa para evitar erros de compreensão do assunto ou tema abordado.  Depois de escrever cada resposta, o ideal é lê-la e confirmar se refere corretamente à questão proposta.

Saiba mais: Dicas de Como Estudar e Passar no Vestibular

Como se preparar para o vestibular de inverno

Dicas de como fazer uma boa redação

Mesmo que uma pergunta suscite uma resposta objetiva, procure contextualizá-la, inserindo-a em um pequeno texto. Caso você tenha o costume de redigir muito em cada questão, procure iniciar pela informação mais específica ou particular e adicione depois os dados e informações que irão subsidiar seu pensamento.  A clareza e a concisão não podem faltar e é preciso ter atenção para que ao escrever excessivamente não se insiram conceitos equivocados. Caso uma questão contenha mais de uma pergunta, não deixe de observar se respondeu a todas com clareza.

Leia toda a prova antes de iniciar (Foto: divulgação)

Sabendo de antemão a quantidade de questões que a prova vai ter, você já pode fazer um cálculo de quanto tempo gastará para responder a cada uma e assim programar o seu tempo durante o exame. Se o edital permitir, leve seu relógio para controlar o tempo.

Continuar Lendo  Como se aplica o Enem 2012 nos vestibulares

Top