Viagem do Conhecimento 2013: a maior olimpíada de Geografia do Brasil

A Viagem do Conhecimento, competição estudantil promovida pela revista National Geographic BrasiL, tem como público-alvo estudantes matriculados no oitavo e nono anos do Ensino…

A Viagem do Conhecimento, competição estudantil promovida pela revista National Geographic BrasiL, tem como público-alvo estudantes matriculados no oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e no primeiro ano do Ensino Médio. A participação desses jovens é gratuita e podem se inscrever alunos de escolas públicas e particulares de todo o país.

Leia mais sobre: Viagem do conhecimento 2012: inscrições abertas

O evento é o maior do segmento do país (Foto: Divulgação)

Objetivo da Viagem do Conhecimento 2013

Um dos principais objetivos do concurso Viagem do Conhecimento 2013 é estimular jovens estudantes, em seus núcleos familiares e no colégio, a compreender e conhecer melhor o Brasil e o planeta onde residem. As provas da Viagem do Conhecimento tem como foco também o incentivo dos jovens na realização de avaliação das relações sociedade-natureza sob uma perspectiva ética, crítica, solidária e sustentável.

Desse modo, a revista National Geographic também visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação das disciplinas de Geografia, História e Língua Portuguesa nos colégios nacionais, estimulando o enriquecimento do trabalho de profissionais que lecionam em escolas públicas e particulares, valorizando sua atuação junto a comunidade de alunos, e despertando nesses estudantes o desejo de adquirir novos conhecimentos através das viagens. Exatamente por isso, o lema do concurso é: “Conhecer é viajar; viajar é conhecer”.

Saiba mais sobre: Olimpíadas de Matemática: dicas para se preparar

O Rio de Janeiro está entre os destinos da Olimpíada de Geografia (Foto: Divulgação)

National Geographic realiza Viagem do Conhecimento pelo Brasil

A Viagem do Conhecimento vai envolver não só os estudantes que participam, mas também sua família e professores. No total, desde o seu início, em 2008, o projeto da National Geographic já envolveu um cerca de 1,2 milhão de estudantes. Por esse motivo ficou conhecida como “maior olimpíada de Geografia do Brasil“. A cada ano que passa, como prêmio principal, os participantes que se destacam ganham uma viagem a uma cidade do país, onde é realizada a etapa final do concurso.

Continuar Lendo  Vestibular de inverno Unemat 2012: inscrições, vagas

Ainda como parte da premiação do projeto, cada aluno finalista tem direito a levar consigo um responsável e o professor da escola onde estuda. A Viagem do Conhecimento já premiou 80 participantes com viagens a São Paulo e ao Rio de Janeiro. Como o prêmio é estendido a seus pais e professores, são 320 integrantes do evento agraciados com viagens na fase final do concurso.

Top