Drywall: o que é, vantagens, desvantagens

Drywall: o que é, vantagens, desvantagens

O drywall é um sistema construtivo que foi desenvolvido para construir paredes internas e superar o desempenho da alvenaria em alguns aspectos estéticos e…

Por Isabella Moretti em 30/08/2012

O drywall é um sistema construtivo que foi desenvolvido para construir paredes internas e superar o desempenho da alvenaria em alguns aspectos estéticos e funcionais. Ao invés de adotar uma estrutura vertical erguida com tijolos e massa de cimento, o drywall, aposta em uma armação de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado, que são aparafusadas nos dois lados.

O Drywal é um sistema que pode substituir a alvenaria. (Foto:Divulgação)

O sistema chamado de drywall é bastante famoso no exterior e foi trazido para o Brasil há vinte anos. Embora a alvenaria ainda predomine no setor de construção, o novo formato das paredes tem conquistado espaço no mercado e encantado os consumidores com as vantagens.

As vantagens do drywall

O drywall ajuda a otimizar espaço em um ambiente, deixando a área mais ampla e agradável. Ele também garante excelente desempenho termoacústico, ou seja, proporciona conforto térmico e também contribui com o isolamento sonoro. Com o drywall é possível desfrutar de mais facilidades para fazer instalações no imóvel, como elétrica, hidráulica ou telefonia. Ao rasgar a superfície para consertar ou instalar, ela pode ser facilmente reconstruída com remendos.

O novo sistema é vantajoso porque permite construir paredes mais leves e sem causar desperdícios de materiais. Dependendo do produto, ele assegura resistência à umidade e ao fogo, tornando assim a construção ainda mais viável para quem busca segurança.

Leia mais: Drywall Gesso Acartonado – Preço

O sistema construtivo é mais prático, facilita as instalações e não gera desperdício. (Foto:Divulgação)

O drywall garante facilidade na hora de montar a parede, além do que gera economia para a obra. A estrutura também demonstra melhor desempenho para valorizar as superfícies com curvas, nichos e outros tipos de recortes.

A parede construída com drywall aceita qualquer tipo de acabamento, incluindo azulejo, papel de parede, pintura e laminado. Se houver a necessidade de ampliar um cômodo da casa ou realizar alguma reforma estrutural, o drywall é bastante útil e cria facilidades.

As pessoas que investe no drywall não gastam dinheiro com reboco ou massa corrida para obter uma superfície uniforme, afinal, as placas são lisas e se adaptam ao acabamento sem qualquer problema.

As desvantagens do drywall

O drywall requer peças específicas, que nem sempre são encontradas com facilidade. (Foto:Divulgação)

Como tudo no setor da construção, o drywall também possui os seus aspectos negativos. Quem optar pelo sistema deve estar ciente de que ele necessita de peças específicas para a colocação de prateleiras e armários na parede, caso contrário a superfície será danificada. As empresas especializadas na manutenção do drywall também não são encontradas com facilidade fora das grandes cidades.

A resistência do sistema construtivo também deve ser avaliada de acordo com o imóvel, afinal, para sustentar sobrecargas maiores de 18kg o drywall necessita de reforço com chapas de aço ou madeira. Com baixa resistência a água e fogo, as placas de gesso não são recomendadas para a construção de paredes externas.

Nos espaços vazios dos painéis é comum a proliferação de insetos, por isso é importante ter muito cuidado com o sistema construtivo.

Veja também: Curso de Drywall Gratuito, Curso de Gesso Drywall Grátis

Top