CPF Irregular: Saiba como regularizar!

Felipo Bellini 23/01/2022 Notícias

Você sabia que seu CPF irregular pode ser suspenso ou cancelado? Isso não é algo tão incomum de acontecer e é necessário ficar atento ao seu cadastro de pessoa física para saber se está tudo certo com ele. Por ser um documento essencial para a vida do cidadão-contribuinte, é muito importante estar atento a isso. Se tiver alguma pendência relacionada ao seu CPF, saiba com este texto como regularizá-lo.

O que é o CPF irregular?

O seu cadastro de pessoa física pode possuir pendências junto a órgãos públicos ou problemas de inscrição, o que torna ele irregular. Esse cenário pode ser um transtorno, já que o CPF é um documento básico do cidadão, sendo usado com muita frequência em diversas situações do dia a dia, desde compras a cadastros em sistemas do governo ou até mesmo na solicitação de outros documentos.

O que é o CPF irregular

Fonte/Reprodução: original

A condição de CPF irregular tem diferentes categorias. Ele pode estar pendente de regularização, pode estar suspenso (quando o cadastro do cidadão está incorreto ou incompleto) ou pode estar cancelado (por medidas judiciais ou quando o documento apresenta irregularidades na inscrição).

O CPF ainda pode ser anulado, quando for constatada alguma fraude no cadastro, ou receber a classificação de “CPF de pessoa falecida”, quando o contribuinte vai a óbito.

Como regularizar o meu CPF?

Para regularizar seu CPF é preciso primeiro observar qual é a sua situação cadastral. Se o seu documento estiver suspenso, então o problema pode ser resolvido pela internet e de maneira gratuita. Caso a situação seja diferente, é necessário ir a uma agência da Receita Federal pessoalmente.

De toda forma, qualquer que seja o caso, o primeiro passo a dar para regularizar seu CPF é entrar no portal da Receita Federal e preencher o formulário com o pedido de regularização. Após isso, é necessário enviar o formulário (pelo sistema mesmo) e anotar o número do código de atendimento, para que seja possível verificar o andamento da solicitação depois.

Para acompanhar como anda a solicitação, é só acessar a página da Receita específica para isso, disponível neste link, e informar o código de atendimento, local e data de nascimento e a data do atendimento. Caso você prefira, também é possível fazer a solicitação de regularização através de uma agência dos Correios. O valor do serviço fica em torno de R$ 7,00.

Para saber se você está com o seu CPF irregular, basta acessar este link, que leva para outra página dentro do portal da Receita Federal, e informar CPF e data de nascimento.

Porque o CPF fica pendente de regularização?

O CPF normalmente fica pendente de regularização quando o contribuinte titular do documento deixa de fazer a Declaração do Imposto de Renda pelo menos uma vez nos últimos cinco anos. No site da Receita Federal é possível ver as recomendações necessárias para regularizar seu documento nesses casos.

Outros artigos

Creme anti-idade: dicas para usar

26/06/2012

Creme anti-idade: dicas para usar

[caption id="attachment_473740" align="aligncenter" width="500" caption="Não utilize cremes que não estejam de acordo com sua idade e com seu tipo de pele pois podem...

Esmaltes com glitter: marcas

30/12/2012

Esmaltes com glitter: marcas

Não se pode negar, os esmaltes com glitter nunca saem de moda. Entram e saem estações e, em meio às dezenas de coleções lançadas, sempre há um ou mais exemplares ded...