Doenças respiratórias em crianças: dicas para evitar

Em todas as estações do ano, principalmente no inverno, as crianças sofrem com as doenças respiratórias. Os pais ficam preocupados e sem saber o…

Por Editorial MDT em 20/02/2013

Em todas as estações do ano, principalmente no inverno, as crianças sofrem com as doenças respiratórias. Os pais ficam preocupados e sem saber o que fazer para que seus filhos não fiquem doentes. Porém, é possível reduzir o número de casos através de alguns cuidados simples. Pensando nisso, selecionamos dicas para evitar doenças respiratórias em crianças. Confira.

Os ursinhos de pelúcia podem conter ácaros. Portanto devem ser bem limpos. (Foto: divulgação)

Doenças respiratórias em crianças

As doenças respiratórias são muito comuns em crianças devido as alterações de temperatura. Porém, através de algumas atitudes simples é possível evitar as doenças causadas pelo tempo seco, aumento da poluição e baixas temperaturas.

Segundo especialistas, o uso de medicamentos sem orientação médica é totalmente contraindicado, a não ser que ocorra uma complicação bacteriana. É importante ficar de olho para os sinais e sintomas apresentados, como febre, vômitos, cansaço para respirar e diminuição da urina. Nesse caso, a criança deve ser levada imediatamente para o médico.

É importante consultar o médico para avaliar as condições do bebê. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos que combatem a gripe 

Dicas para evitar doenças respiratórias em crianças

1. Se seu filho estiver resfriado, não o leve para a escola, pois assim você evita que ele transmita o vírus para os demais alunos e ainda favorece para sua recuperação;

2. Evite deixar a criança em contato com pessoas gripadas ou resfriadas, principalmente em locais fechados;

3. Procure evitar sair de casa com bebês menores de quatro meses de idade para locais aglomerados de pessoas. Nessa idade, a imunidade do bebê ainda não está totalmente desenvolvida, favorecendo para as doenças;

4. Mantenha as vacinas da criança em dia;

5. Amamentar a criança até o sexto mês de vida é indispensável para transmissão de anticorpos da mãe para o bebê;

6. Mantenha sempre a casa e o quarto da criança limpos e arejados. Evite o acúmulo de pó e ácaros em bichinhos de pelúcia, tapetes, cortinas e outros;

7. Mantenha os animais de estimação do lado de fora da casa;

8. No período do ano de clima seco, procure umidificar o ambiente onde a criança passa a maior parte do tempo, dessa forma é possível evitar irritações de pele e mucosas.

As doenças respiratórias são muito comuns em crianças. (Foto: divulgação)

Veja também como evitar gripes e resfriados em recém nascidos 

Para evitar as doenças respiratórias em crianças é preciso ter cuidados com o ambiente onde ela fica e com os riscos que os mesmos oferecem. Evite locais fechados, abafados e aglomerados, pois as pessoas podem transmitir vírus para a criança.

Top