Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Culinária> Como Fazer Doce de Leite Caseiro Cremoso

Como Fazer Doce de Leite Caseiro Cremoso

Por Andre

Uma das guloseimas mais apreciadas pelo brasileiro, o doce de leite também é adorado em diversos outros países. Além da versão industrializada, encontrada em supermercados e outros tipos de estabelecimentos comerciais, ele pode ser feito em casa, seguindo a receita de como fazer doce de leite caseiro cremoso.

Como Fazer Doce de Leite Caseiro Cremoso
O doce de leite cremoso faz um grande sucesso, em vários países (Foto: Divulgação)

Perfeito para ser saboreado sozinho, o doce de leite pode estar presente ainda em outras comidas doces, como sorvetes, pudins, recheio de biscoitos, balas, crepes, alfajor, churros e até como recheio de pão de queijo, sem contar os acompanhamentos, como queijo e goiabada, receita típica de Minas Gerais.

Se você quer saber como fazer doce de leite caseiro, confira as dicas logo abaixo.

Como Fazer Doce de Leite

Ingredientes

Para fazer doce de leite caseiro cremoso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Dois litros de leite
  • Quatro xícaras (de chá) de açúcar (aproximadamente 750 gramas)

Modo de preparo

  1. Para fazer o doce de leite de caseiro, comece por escolher uma panela grande com fundo largo e coloque todo o leite e a quantidade total de açúcar. Em seguida, leve-a ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver (deve demorar de 10 a 15 minutos).
  2. Depois, diminua o fogo e continue a mexer, até que o conteúdo adquira uma cor caramelo claro, de consistência cremosa. O processo dura, em média, 45 minutos, mas se for o caso, deixe cozinhar por mais tempo, até que o doce atinja o ponto certo, nunca parando de mexer, pois esse é o segredo para que a textura fique cremosa (se deixar de mexer ele ficará DURO, parecendo uma bala).
  3. Agora, passe o doce para um refratário, deixe esfriar bem e sirva a seguir. Posteriormente, você pode guardá-lo na geladeira, em um pote fechado, por até 10 dias.

Dicas para deixar mais gostoso

Para que o doce de leite feito em casa fique ainda mais saboroso, algumas pessoas costumam acrescentar outros ingredientes à receita, como coco ralado, ameixas pretas, passas ao rum ou nozes picadas, por exemplo. Se for o caso, escolha um desses ingredientes e acrescente ao doce de leite já pronto, misturando com uma colher.

A quantidade indicada de ingredientes no início da receita rende 10 porções. Mas se você quiser testá-la antes, basta diminuir pela metade (um litro de leite e duas xícaras de açúcar), seguindo os mesmos passos para fazer o doce de leite cremoso. Boa sorte!

Recomendado para você
Comentários
  1. Luis Ricardo Araujo disse:

    gostaria de tirar somente uma duvida sobre o doce de leite caseiro cremoso publicado pelo Andre em 23/02/2017! os ingredientes como nozes, coco ralado devem ser acrescentados com o doce ja frio ou ainda quente?
    somente mais uma pergunta a proporçao correta de açucar é 4 xicaras (750g) para 02 litros de leite? faço esta pergunta pois logo abaixo falou-se outra prporçao 4 xicaras para 1 litro de leite!
    desde já obrigado
    Ricardo

  2. Lucas disse:

    Olá Luis. Os ingredientes como nozes e coco ralado devem ser acrescentados ao doce já pronto. Em relação a proporção são 4 xícaras pra 2 litros de leite que rendem 10 porções. A medida menor são para fazer 5 porções, 2 xícaras de açúcar para 1 litro de leite. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *