Como Fazer Doce de Leite Caseiro Cremoso - Receita de Doce de Leite Como Fazer Doce de Leite Caseiro Cremoso - Receita de Doce de Leite

Como Fazer Doce de Leite Caseiro Cremoso

Uma das guloseimas mais apreciadas pelo brasileiro, o doce de leite também é adorado em diversos outros países. Além da versão industrializada, encontrada em…

Por Andre em 11/08/2017

Uma das guloseimas mais apreciadas pelo brasileiro, o doce de leite também é adorado em diversos outros países. Além da versão industrializada, encontrada em supermercados e outros tipos de estabelecimentos comerciais, ele pode ser feito em casa, seguindo a receita de como fazer doce de leite caseiro cremoso.

Como Fazer Doce de Leite Caseiro Cremoso

O doce de leite cremoso faz um grande sucesso, em vários países (Foto: Divulgação)

Perfeito para ser saboreado sozinho, o doce de leite pode estar presente ainda em outras comidas doces, como sorvetes, pudins, recheio de biscoitos, balas, crepes, alfajor, churros e até como recheio de pão de queijo, sem contar os acompanhamentos, como queijo e goiabada, receita típica de Minas Gerais.

Se você quer saber como fazer doce de leite caseiro, confira as dicas logo abaixo.

☰ CONTEÚDO

Como Fazer Doce de Leite

Ingredientes

Para fazer doce de leite caseiro cremoso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Dois litros de leite
  • Quatro xícaras (de chá) de açúcar (aproximadamente 750 gramas)

Modo de preparo

  1. Para fazer o doce de leite de caseiro, comece por escolher uma panela grande com fundo largo e coloque todo o leite e a quantidade total de açúcar. Em seguida, leve-a ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver (deve demorar de 10 a 15 minutos).
  2. Depois, diminua o fogo e continue a mexer, até que o conteúdo adquira uma cor caramelo claro, de consistência cremosa. O processo dura, em média, 45 minutos, mas se for o caso, deixe cozinhar por mais tempo, até que o doce atinja o ponto certo, nunca parando de mexer, pois esse é o segredo para que a textura fique cremosa (se deixar de mexer ele ficará DURO, parecendo uma bala).
  3. Agora, passe o doce para um refratário, deixe esfriar bem e sirva a seguir. Posteriormente, você pode guardá-lo na geladeira, em um pote fechado, por até 10 dias.

Dicas para deixar mais gostoso

Para que o doce de leite feito em casa fique ainda mais saboroso, algumas pessoas costumam acrescentar outros ingredientes à receita, como coco ralado, ameixas pretas, passas ao rum ou nozes picadas, por exemplo. Se for o caso, escolha um desses ingredientes e acrescente ao doce de leite já pronto, misturando com uma colher.

A quantidade indicada de ingredientes no início da receita rende 10 porções. Mas se você quiser testá-la antes, basta diminuir pela metade (um litro de leite e duas xícaras de açúcar), seguindo os mesmos passos para fazer o doce de leite cremoso. Boa sorte!

Top