Direitos dos consumidores nas compras online

Conheça os direitos dos consumidores nas compras online. Muitas pessoas acessam as lojas virtuais para comprar produtos e serviços, incluindo celular, notebook, cursos à…

Conheça os direitos dos consumidores nas compras online. Muitas pessoas acessam as lojas virtuais para comprar produtos e serviços, incluindo celular, notebook, cursos à distância, entre outros itens. No entanto, para não ser prejudicado, é muito importante conhecer o que a lei tem a dizer sobre o e-commerce.

Direitos dos consumidores nas compras online. (Foto Ilustrativa)

Direitos dos consumidores nas compras online. (Foto Ilustrativa)

O comércio eletrônico se encontra em constante crescimento, mesmo com a crise econômica. As pessoas optam pela compra online por causa da facilidade, preços baixos e variedade de produtos. No entanto, nem todas as lojas virtuais respeitam os direitos dos consumidores.

Leia mais: Principais dúvidas sobre compras na internet: esclareça

Direitos dos consumidores nas compras online

Tudo que aparece no Código de Defesa do Consumidor é válido para o comércio eletrônico. Portanto, quem se sentir prejudicado com uma compra online pode acionar o Procon.

O Mundo das Tribos selecionou os principais direitos dos consumidores nas compras online. Confira:

Informações

A loja virtual deve informar o prazo de entrega da compra, pois assim o consumidor pode se planejar dentro do tempo pré-estimado. Se houver taxas de frete, o e-commerce também deve discriminar essas informações. Outros dados são obrigatórios no site de comércio eletrônico, como nome empresarial, localização do fornecedor, riscos à saúde e modalidades de pagamento.

O Código de Defesa do Consumidor também vale para o comércio eletrônico. (Foto Ilustrativa)

O Código de Defesa do Consumidor também vale para o comércio eletrônico. (Foto Ilustrativa)

Prazo para desistir da compra

Logo após realizar uma compra pela internet, o consumidor tem o direito de voltar atrás na sua decisão. O cancelamento pode ocorrer em até 7 dias após realização do pedido.

Leia Também:  Black Friday 2016: 25 de novembro

Saiba mais: Dicas de segurança para fazer compras pela internet

Privacidade dos dados

A loja virtual deve priorizar a privacidade dos dados dos seus clientes, ou seja, não deve fornecer nome, RG e CPF para terceiros. Os sites seguros normalmente exibem um cadeado na página principal.

Atendimento ao cliente

As lojas virtuais devem responder o consumidor em até 5 dias. (Foto Ilustrativa)

As lojas virtuais devem responder o consumidor em até 5 dias. (Foto Ilustrativa)

O Código de Defesa do Consumidor defende a importância do atendimento ao cliente nas relações de consumo online. Após entrar em contato com a empresa pelo SAC, o consumidor deve receber uma resposta satisfatória em até 5 dias.

O consumidor tem papel fundamental para se blindar contra os golpes no comércio eletrônico. Ele deve pesquisar a credibilidade da empresa, guardar todos os e-mails de confirmação e verificar se o produto entregue se encontra em perfeitas condições de uso.

Veja também: Direitos do Consumidor Prazo de Entrega

Agora você já conhece os direitos dos consumidores nas compras online. Antes de adquirir um item pela internet, lembre-se de verificar o CNPJ da empresa e consultar o perfil dela em um site de reclamações, como é o caso do Reclama Aqui. Continue no Mundo das Tribos e veja outras publicações sobre compras.

 

Top