Principais dúvidas sobre compras na internet: esclareça

Fazer compras na internet é algo bastante comum hoje em dia, devido à praticidade e também à facilidade de encontrar os mais variados tipos…

Fazer compras na internet é algo bastante comum hoje em dia, devido à praticidade e também à facilidade de encontrar os mais variados tipos de produtos, que vão desde roupas, brinquedos, móveis, eletrônicos e celulares a carros, produtos de beleza, alimentos e ingressos para shows e eventos esportivos.

Apesar da praticidade, comprar pela internet é algo que pode trazer alguns problemas (Foto: Divulgação)

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados quando você sai à procura de sites de comércio eletrônico, pois há muitas reclamações a respeito de problemas encontrados em compras pela internet, que podem gerar muita dor de cabeça e algum prejuízo.

Para ficar mais seguro e se manter longe desses problemas, esclareça algumas das principais dúvidas sobre compras na internet.

Para uma compra mais segura, acesse sempre os sites com endereço iniciado em "https" e Verifique o certificado de segurança da página (Foto: Divulgação)

Como saber se o site é confiável ou se ele está registrado?

Procure referências com parentes e amigos e prefira comprar naqueles sites que forneçam endereço físico, telefone fixo, CNPJ, razão social e outras informações. Conferir a lista de sites de compras não recomendados pelo Procon e visitar sites como o Reclame Aqui são outras dicas interessantes.

Meus dados ficarão seguros no site?

De forma geral, os sites explicam seus mecanismos de segurança para a proteção dos dados dos clientes na parte destinada à política de privacidade da página. Dê uma boa lida nesse documento e não se esqueça de fazer compras online apenas em sites cujo endereço se inicie com a sigla “https”, além de evitar realizar transações em computadores públicos.

No caso de produtos defeituosos, o fornecedor tem até 30 dias para resolver o problema (Foto: Divulgação)

O que fazer quando o produto vier com defeito?

Entre em contato com o fornecedor e informe sobre o problema. A partir dessa data, ele terá até 30 dias para apresentar uma solução. Terminado o prazo, se o problema não for resolvido, você terá direito à troca por outro produto em perfeitas condições; ou cancelamento da compra e restituição do valor pago; ou aceitar ficar com o produto, tendo desconto no preço.

Leia Também:  Presentes de Natal 2016 mais procurados online

Posso desistir da compra online?

É possível desistir da compra online em até sete dias, contados a partir da finalização da compra ou do recebimento do produto. Nesse caso, o consumidor tem direito à devolução integral do valor pago, inclusive do frete.

Os produtos comprados pela internet têm a mesma garantia oferecida para os produtos adquiridos em qualquer loja (Foto: Divulgação)

Produtos comprados pela internet têm garantia?

Sim. A garantia legal é de 30 dias para os produtos não duráveis e de 90 dias para os bens duráveis.

Comprei um produto pela internet e ele não foi entregue. O que eu faço?

Faça uma reclamação por e-mail, carta ou telefone ao site em que realizou a compra. Se o problema não for resolvido, junte comprovantes, nota fiscal e protocolos e procure o Procon da sua cidade, para receber maiores orientações sobre o que fazer.

Top