Nesta segunda-feira (14/02), o Banco Central (BC) permitirá a consulta de valores esquecidos em bancos — e demais instituições financeiras — estará funcionando em um novo endereço. Chamada SVR (Sistema de Valores a Receber) de maneira não vinculada ao Sistema Registrado.
O sistema só poderá ser acessado mediante uso da conta do Gov.Br, podendo ser realizado o cadastro tanto pelo próprio site quanto pelo aplicativo (disponível nos sistemas Android e iOS).
O Portal Gov.br oferece três níveis de consulta, avaliados de acordo com a complexidade exigida pelo serviço: bronze, prata e ouro. Assim como as medalhas olímpicas, o nível ouro indica serviços de maior complexidade, enquanto o nível bronze os de menor complexidade.
Quais os procedimentos para consultar o dinheiro esquecido em banco?
Para receber o dinheiro é necessário que o usuário realize um procedimento em duas etapas: ao acessar o site do SVR o usuário deverá digitar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e assim terá acesso a quais quantias possam ter sido esquecidas em bancos e demais instituições financeiras.
Durante a segunda etapa, o usuário vai precisar do login do Portal Gov.br, informar a quantidade de dinheiro e solicitar a transferência. A transferência do valor pode ser realizada via Pix.
Quais as orientações para consultar dinheiro esquecido em banco?
O Banco do Brasil também reitera que o site do SVR é o único endereço eletrônico em que é possível realizar a consulta. O correntista não terá nenhum contato da instituição financeira via redes sociais (WhatsApp ou Telegram, por exemplo), nem SMS ou e-mail, para a solicitação de informações pessoais.
Caso a transferência não possa ser realizada via Pix, a própria instituição financeira irá entrar em contato com o correntista, mas não solicitará nenhum dado pessoal ou senha.
Qual o prazo para consultar o dinheiro?
De acordo com o Banco Central, apenas a partir do dia 7 de março será possível realizar a devolução do dinheiro. Caso o usuário não consiga realizar os procedimentos nesta data, será necessário repetir a consulta no site e esperar a nova data informada pelo sistema.