Dinheiro esquecido em banco: como consultar

Felipo Bellini 14/02/2022 Notícias

Nesta segunda-feira (14/02), o Banco Central (BC) permitirá a consulta de valores esquecidos em bancos — e demais instituições financeiras — estará funcionando em um novo endereço. Chamada SVR (Sistema de Valores a Receber) de maneira não vinculada ao Sistema Registrado.

O sistema só poderá ser acessado mediante uso da conta do Gov.Br, podendo ser realizado o cadastro tanto pelo próprio site quanto pelo aplicativo (disponível nos sistemas Android e iOS).

O Portal Gov.br oferece três níveis de consulta, avaliados de acordo com a complexidade exigida pelo serviço: bronze, prata e ouro. Assim como as medalhas olímpicas, o nível ouro indica serviços de maior complexidade, enquanto o nível bronze os de menor complexidade.

Quais os procedimentos para consultar o dinheiro esquecido em banco?

Para receber o dinheiro é necessário que o usuário realize um procedimento em duas etapas: ao acessar o site do SVR o usuário deverá digitar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e assim terá acesso a quais quantias possam ter sido esquecidas em bancos e demais instituições financeiras.

Quais os procedimentos para consultar o dinheiro esquecido em banco

Fonte/Reprodução: original

Durante a segunda etapa, o usuário vai precisar do login do Portal Gov.br, informar a quantidade de dinheiro e solicitar a transferência. A transferência do valor pode ser realizada via Pix.

Quais as orientações para consultar dinheiro esquecido em banco?

O Banco do Brasil também reitera que o site do SVR é o único endereço eletrônico em que é possível realizar a consulta. O correntista não terá nenhum contato da instituição financeira via redes sociais (WhatsApp ou Telegram, por exemplo), nem SMS ou e-mail, para a solicitação de informações pessoais.

Caso a transferência não possa ser realizada via Pix, a própria instituição financeira irá entrar em contato com o correntista, mas não solicitará nenhum dado pessoal ou senha.

Qual o prazo para consultar o dinheiro?

De acordo com o Banco Central, apenas a partir do dia 7 de março será possível realizar a devolução do dinheiro. Caso o usuário não consiga realizar os procedimentos nesta data, será necessário repetir a consulta no site e esperar a nova data informada pelo sistema.

Outros artigos

Pastel de forno com carne

22/08/2012

Pastel de forno com carne

Na feira ou na pastelaria os pastéis têm muitos admiradores e diversas opções de recheios. Para quem prefere fazer em casa recorrer a uma receita de pastel assado pa...

Unhas marmorizadas: como fazer passo a passo

16/05/2013

Unhas marmorizadas: como fazer passo a passo

As unhas marmorizadas já surgiram, há um bom tempo, no mundo das nail arts. Elas continuam fazendo sucesso entre as mulheres, já que as formas de fazê-las são quase ...