Dietas com ômega 3 e seus benefícios

As dietas com ômega 3 e seus benefícios melhoram a qualidade de vida das pessoas, contribuindo com a saúde, bem estar e até mesmo…

Por Isabella Moretti em 21/10/2014

As dietas com ômega 3 e seus benefícios melhoram a qualidade de vida das pessoas, contribuindo com a saúde, bem estar e até mesmo com a aparência. O ômega 3 é um tipo de ácido graxo poli-insaturado, encontrado principalmente nos animais marinhos e alguns vegetais.

Dietas com ômega 3 e seus benefícios. (Foto: Divulgação)

O ômega 3 é muito importante para o bom funcionamento do cérebro. Ele também protege o coração de doenças e torna o sistema imunológico mais forte. O consumo dessa gordura do óleo pode ser realizado através da dieta alimentar ou da suplementação.

Veja também: Ômega 3 para prevenir Alzheimer

Dietas com ômega 3 e seus benefícios

Confira a seguir os benefícios do ômega 3:

Faz bem para a visão

O ômega 3 contribui com a visão porque atua no recobrimento da retina. Essa parte do olho, por sua vez, é responsável por transformar a luz em estímulo para o cérebro conseguir enxergar.

Atua contra a depressão

O ácido graxo melhora a fluidez das membranas que envolvem s células nervosas e estimula a produção de neurotransmissores, como é o caso da serotonina. Essa ação é responsável por minimizar os sintomas da depressão.

O ômega 3 ajuda a perder peso. (Foto: Divulgação)

Ajuda a emagrecer

Nos últimos tempos, muitas pesquisas estão sendo realizadas sobre as dietas com ômega 3 e seus benefícios. Com isso, constatou-se que o óleo acelera o processo de emagrecimento, pois facilita a tarefa de transformar açúcar em energia.

Contribui com o coração

Para melhorar o funcionamento do coração e se prevenir de doenças cardíacas, basta ingerir ômega 3. O ácido evita a formação de coágulos no sangue, que por sua vez, causam derrame.

O ácido graxo previne pressão alta. (Foto: Divulgação)

Melhora a pressão arterial

Quem tem pressão alta deve apostar em alimentos fontes de ômega 3 para melhorar a saúde. O áido graxo é eficaz porque evita a formação de placas de gordura nas artérias.

Melhora o desempenho cerebral

Pesquisas já comprovaram que o ômega 3 melhora o desempenho cognitivo, ou seja, contribui com a concentração e memorização. O componente também diminui o risco de doenças que afetam o cérebro, como é o caso do Alzheimer.

Alivia os sintomas de artrite reumatoide

O incluir ômega 3 na nutrição, é possível aliviar os sintomas de artrite reumatoide. Isso acontece porque o ácido graxo tem ação anti-inflamatória.

Alimentos ricos em ômega 3

O peixe é rico em ômega 3. (Foto: Divulgação)

A dieta rica em ômega 3 requer o consumo de alguns alimentos, como é o caso da sardinha, do atum, do salmão, das nozes, das sementes de linhaça e das sementes de chia. A dose diária recomendada é de 250 mg para adultos, 100 mg para crianças e de 450 mg para mulheres grávidas.

Tire proveito das dietas com ômega 3 e seus benefícios e melhore as suas condições de saúde.

Top