Dicas para ver o nível do óleo

Procurando dicas para ver o nível do óleo? Então, não deixe de ler a matéria a seguir, na qual você vai conhecer uma maneira bem…

Procurando dicas para ver o nível do óleo? Então, não deixe de ler a matéria a seguir, na qual você vai conhecer uma maneira bem fácil de saber se o nível do óleo do carro está bom ou não, mesmo que não entenda nada de mecânica.

Dicas para ver o nível do óleo (Foto Ilustrativa)

Essencial para o bom funcionamento do motor, o óleo lubrificante deve ter o seu nível verificado com frequência (pelo menos uma vez por semana), já que a baixa e o excesso podem trazer problemas para o propulsor do automóvel.

Quando o nível de óleo está abaixo do recomendado, a lubrificação e a limpeza do motor ficam prejudicadas. Já quando ele está acima da recomendação, aumenta a pressão no cárter (reservatório), o que pode levar a vazamentos, além de sujar as velas ou estragar o catalisador do sistema de descarga.

5 dicas para cuidar do motor do seu carro

Dicas para ver o nível do óleo

Para verificar o nível do óleo, o motor deve estar desligado há pelo menos 10 minutos (Foto Ilustrativa)

Como verificar o nível do óleo do motor? A primeira coisa que você deve saber é que a verificação precisa ser feita com o motor frio, desligado a pelo menos 10 minutos (o ideal é olhar o óleo antes de fazer o carro funcionar pela primeira vez no dia). Outro detalhe importante é que o carro deve estar em local plano, para ficar nivelado.

Seguindo essas duas regras básicas, basta abrir o capô, localizar a vareta do óleo e tirá-la. Agora, observe as marcações de mínimo e máximo na vareta e verifique onde o nível do lubrificante está. Se estiver entre os riscos de mínimo e máximo, não há nenhum problema, pois é justamente aí que ele deve estar.

Caso o nível esteja baixo, você pode completar com o óleo recomendado pela montadora (Foto Ilustrativa)

Caso o óleo esteja abaixo do nível mínimo, é preciso completar com o mesmo óleo indicado pela montadora (confira no manual do proprietário o tipo de óleo recomendado: sintético, semissintético ou mineral), para que o nível fique entre o mínimo e o máximo da vareta.

Leia Também:  Ofertas de Pneus no Extra

Como escolher o melhor óleo para o motor do seu carro

Vale ressaltar que se o nível do óleo lubrificante estiver abaixo, isso não significa, necessariamente, que o motor está com problemas, pois é normal que o óleo baixe em torno de um litro entre uma troca e outra. Nesse caso, é só completá-lo.

A cor do óleo e a hora certa de trocá-lo

Na hora de olhar o nível, certifique-se de parar o carro em um local plano (Foto Ilustrativa)

Ao verificar o nível do óleo, não se assuste com a cor do lubrificante, se ela estiver mais escura. O tom preto indica que o produto está lubrificando corretamente o motor e fazendo a limpeza dos resíduos entre as peças.

Como trocar pneu passo a passo

Já com relação à hora certa de trocar o óleo, recomenda-se seguir as orientações do fabricante, que podem variar de acordo com o modelo (verifique o manual do veículo).

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top