Novo Audi A6, Fotos, Preços

Sendo uma das marcas mais tradicionais da Europa, a Audi tem uma meta ousada em seu cronograma: Bater de frente com a BMW e a Mercedes pela liderança mundial entre os veículos do segmento premium. E com o crescente aumento das vendas da marca a cada ano, esse objetivo se torna cada vez mais perto de se tornar realidade.

Uma das principais armas da Audi em relação à concorrência é a tecnologia a seu favor, quebrando a tradição de outras montadoras. Um bom exemplo disso é o novo Audi A6, o sedan de luxo da montadora alemã. Desenvolvido para o público mais jovem, é a maneira que a marca premium do Grupo Volkswagen irá atacar as tradicionais BMW e Mercedes-Benz.

A nova versão do A6 começou a ser vendida na Europa recentemente, e aqui no Brasil será vendido a partir do segundo semestre de 2011, e se o modelo tiver uma boa aceitação do público, a marca poderá se consolidar entre os consumidores de faixa etária mais avançada, seu principal objetivo na briga do mercado.

O Audi A6 que será vendido aqui no Brasil terá um motor 3.0 V6 TFSI com injeção direta e dois intercoolers, bem como um câmbio mecânico com sete marchas e embreagem dupla e modo sequencial. Outros itens estão inclusos, como a suspensão em alumínio (o que reduz o peso do carro em até 80kg, comparado à geração anterior do A6), e o tradicional sistema de tração Quattro.

O seu propulsor é capaz e gerar 300 cv de potência, com rpm variável entre 5.250 e 6.500, e um torque de 44.9 kgfm que varia entre 2.900 e 4.500 rpm. Como todo sedan de luxo, conforto é uma coisa obrigatória em um modelo como A6, que vem equipado com o sistema Park Assist, que ajuda a estacionar o carro em vagas paralelas, o controle de cruzeiro, e o sistema pre-safe.

O painel do novo Audi A6 possui uma tela de 7 polegadas, que exibe mapas de orientação, além de configurações de som e demais controles do carro. Um botão redondo no console central permite a ativação dos comandos, e funciona de maneira semelhante a um joystick de videogame.

O seu desempenho é surpreendente. Graças aos 300 cv de seu motor 3.0, o novo Audi A6 pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5.5 segundos, atingindo uma velocidade máxima controlada eletronicamente a 250 km/h. Sua estabilidade é firme, ainda mais com o sistema de tração Quattro. As suspensões leves também ajudam no controle do carro.

Seu consumo previsto pela montadora alemã é de 12.2 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Segundo testes realizado em estradas, o consumo informado foi de 8.2 km/l, o que está dentro das expectativas. O conforto também é grande, pois existe apoio de braço para quatro passageiros e assentos super confortáveis, que lembram muito poltronas. Sem falar que os bancos da frente podem receber ventilação a massageadores como itens opcionais.

Importante lembrar também que o custo-benefício é algo difícil de se afirmar, ainda mais aqui no Brasil, onde seu preço médio ficará em torno de R$ 300 mil. Mesmo com todo esse conforto, infelizmente com a alta carga tributária que castiga o consumidor brasileiro, o novo Audi A6 custa o dobro do seu preço na Europa, que está em torno de 70 mil euros (R$ 160 mil).

Para finalizar, o novo Audi A6 é um carro decente, que não tem uma aparência sem graça como vários sedans luxuosos possuem. Tem um visual agressivo, e um motor que comprova essa afirmação. Tem um bom espaço interno, acabamento esmerado, um sistema multimídia de primeiro mundo e bancos extremamente confortáveis. Certamente, os engenheiros da Audi fizeram um grande trabalho ao desenvolver esse sedã, com seus 4.91 metros de comprimento, se torna um carro de respeito pelas pessoas que o vêem. Para quem pode pagar, é uma ótima dica de carro com vida longa.

Reply