Como trocar pneu passo a passo

Independente de ser homem ou mulher, qualquer motorista deve saber trocar o pneu do seu carro, para não passar nenhum apuro nas estradas e…

Independente de ser homem ou mulher, qualquer motorista deve saber trocar o pneu do seu carro, para não passar nenhum apuro nas estradas e ter que ficar esperando, durante horas e muitas vezes no meio do nada, pela chegada de alguém para ajudar.

Se o pneu furar na estrada, nada de entrar em pânico. Em poucos minutos, você pode fazer a troca (Foto: Divulgação)

Se você está dirigindo e sente que o pneu acabou de furar, a primeira providência é parar o veículo em um local seguro, plano e fora da estrada ou do tráfego de ruas e avenidas, não se esquecendo de ligar o pisca alerta, engatar a primeira marcha e puxar o freio de mão. Calçar as rodas com pedras pode ajudar na segurança.

Em seguida, pegue o triângulo de sinalização e o coloque a uma distância de pelo menos 20 metros em relação ao carro. Caso o sinalizador esteja quebrado ou faltando, utilize galhos de árvores ou outros objetos para sinalizar o local.

Feito isso, é hora de saber como trocar o pneu passo a passo, lembrando que você vai precisar de instrumentos como o macaco, chave de fenda e estepe.

Fazendo a escolha certa: Como comprar pneu de carro

Os significados de letras e códigos: Como fazer a leitura de um pneu

Sinalizar o local em que o pneu será trocado é um dos primeiros passos (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

Como trocar um pneu:

Passo 1

Comece firmando o macaco entre o chão e o carro, abrindo-o cerca de 20 cm antes de encaixá-lo no veículo, ao lado da roda. Os carros mais novos trazem o local exato em que o macaco deve ser encaixado, indicado por uma seta.

Continuar Lendo  Empresas de Rastreamento de Veículos

Passo 2

Antes de girar a manivela e subir o veículo, afrouxe os parafusos da roda (sem soltá-los por completo), com ela ainda no chão, usando a chave de fenda, que deve ser girada no sentido anti-horário. Se eles estiverem muito apertados, use o pé para ajudar a desapertá-los.

Passo 3

Agora você já pode subir o carro até uma altura necessária para retirar o pneu furado (até que ele desencoste do chão), girando a manivela do macaco.

Para desapertar e posteriormente apertar os parafusos, é preciso ter a chave de fenda certa (Foto: Divulgação)

Passo 4

Acabe de soltar os parafusos que já estavam frouxos, retire-os e guarde-os em local seguro. Remova completamente o pneu furado, puxando firme com as duas mãos, e coloque-o sob o assoalho, para funcionar como um calço de emergência.

Passo 5

Com o estepe em mãos, encaixe-o na roda e verifique se ele está próximo do eixo. Pegue os parafusos e os rosqueie com a mão, um a um, para firmar o pneu reserva na roda.

Passo 6

Retire o pneu furado da parte de baixo do carro e gire a manivela do macaco, para descer o veículo. Com o pneu no chão, use a chave de fenda para terminar de apertar os parafusos. Rosqueie até sentir que não é possível girar mais.

Com a prática, a troca dos pneus fica bem fácil e rápida (Foto: Divulgação)

Passo 7

Recolha o macaco, a chave de fenda, o pneu furado e o triângulo de sinalização e guarde tudo no porta-malas. Se usou galhos para sinalizar o local, não se esqueça de retirá-los.

Passo 8

O carro já está pronto para seguir viagem, mas lembre-se de procurar logo uma borracharia e pedir para consertar o pneu furado, pois assim você estará sempre com um pneu reserva para ser usado em situações de emergência.

Continuar Lendo  Tabela de Carros Usados 2011

Top