Dicas para usar hashtags no Facebook

Dicas para usar hashtags no Facebook

Ferramenta bastante conhecida daqueles que acessam diariamente o Twitter, Pinterest, Instagram e Tumblr, as hashtags acabam de chegar à rede social mais popular da…

Por Andre em 04/07/2013

Ferramenta bastante conhecida daqueles que acessam diariamente o Twitter, Pinterest, Instagram e Tumblr, as hashtags acabam de chegar à rede social mais popular da atualidade, já estando disponíveis para uma boa parcela dos usuários.

A rede social criada por Mark Zuckerberg já tem uma nova ferramenta à disposição dos usuários (Foto: Divulgação)

Antecedidas pelo símbolo “#”, popularmente conhecido como “jogo da velha”, as hashtags do Facebook transformam qualquer tópico ou frase postada na rede criada por Mark Zuckerberg em links clicáveis, facilitando a procura por determinados assuntos nos quais o usuário esteja interessado.

Se você ainda não está familiarizado com o recurso e tem dificuldade em utilizá-lo, confira algumas dicas para usar hashtags no Facebook e aproveite todas as vantagens oferecidas por ele.

Como usar as hashtags no Facebook

Criando uma hashtag no Facebook (Foto: Divulgação)

Usar esse novo recurso da rede social é muito fácil. Para criar hashtag no Facebook basta digitar, no espaço destinado à postagem de conteúdo da sua timeline, no topo da página, o símbolo “#” seguido das palavras-chave, sem espaço, como por exemplo: #vemprarua, hashtag muito utilizada durante o mês de junho.

Ela pode estar sozinha, como no exemplo acima, ou associada a algum vídeo, foto ou texto postado, como: “Participando das manifestações na Avenida Paulista! #VemPraRua”. Ao clicar na hashtag, você terá acesso a um feed de publicações que incluam o mesmo tema postado, facilitando as pesquisas por aquele assunto na rede.

Já para buscar por algum tema do seu interesse, basta digitar a hashtag relacionada a ele na barra de pesquisas do Facebook, e navegar pelos resultados.

Outras dicas para usar hashtags no Facebook

Pesquisando por uma determinada hashtag (Foto: Divulgação)

Como se trata de uma ferramenta agregadora de conteúdos, é sempre interessante usar as hashtags no Facebook para postar alguma informação relevante e que faça parte de algo maior.

Por exemplo, ao invés de postar #EueMinhaMaeNaPasseata, que será útil apenas para você e a sua mãe, é melhor utilizar #VemPraRua, #OGiganteAcordou, #ChangeBrazil ou outras do tipo, que irão “linkar” a sua postagem com milhares de outras.

Criar hashtags muito longas não é recomendável (Foto: Divulgação)

Algo que também vale ressaltar é que nos perfis fechados, apenas as pessoas que fazem parte da sua lista de contatos poderão visualizar a hashtag criada por você. Nesse caso, se quiser que ela seja mais eficiente, é melhor tornar a postagem pública e permitir o acesso de outros usuários.

Além disso utilize moderadamente o recurso e evite usar hashtags muito longas, a não ser que se trate de uma frase conhecida e usada por milhares de pessoas, como #VerasQueUmFilhoTeuNaoFogeALuta.

Top