Dicas para tingir os primeiros fios brancos

Dicas para tingir os primeiros fios brancos

Cabelos brancos são sinônimos de desespero e tristeza, para muitas pessoas. Para elas a vida parece estar no início do fim. Mas muitos também…

Por Editorial MDT em 22/05/2013

Cabelos brancos são sinônimos de desespero e tristeza, para muitas pessoas. Para elas a vida parece estar no início do fim. Mas muitos também encaram a realidade, com bom humor. Porém, agir com naturalidade não é o mesmo que assumir os branquinhos e deixá-los, como estão. A grande maioria das pessoas não se abala com eles, mas prefere disfarçá-los, puramente pela estética. As mulheres, como se sabe, estão em número maior, nesta estimativa básica. Os principiantes podem ficar um pouco perdidos, em relação à tintura a ser escolhida, bem como ao próprio procedimento. Veja algumas dicas para tingir os primeiros cabelos brancos.

Quando são poucos, os cabelos brancos podem ser cobertos por tintas suaves (Foto: Divulgação)

Como escolher a tinta?

Como são apenas inofensivos primeiros cabelos brancos, não é necessário partir, logo de cara, para tintas mais fortes. Elas contêm amônia em sua composição, que é muito prejudicial aos fios e ao couro cabeludo. Os xampus tonalizantes, por outro lado, agridem menos os cabelos e cobrem, satisfatoriamente, os fios brancos. A única desvantagem deste produto é que ele não permanece, por muito tempo, nos cabelos. Dentro de 15 dias ou mais, será necessário fazer retoques. Porém, como são poucos fios brancos, dá para usar o mesmo xampu, várias vezes, caso se queira apenas disfarçá-los. Mas você também pode aproveitar para pintar todos os fios, mudando um pouco o visual. Isso, porém, é só uma opção.

Antes de tingir, completamente, faça o teste (Foto: Divulgação)

Procure por um xampu tonalizante que tenha a mesma cor de seus cabelos, se for apenas tingir os brancos. A numeração das tintas diz muito sobre a eficácia do produto. Os números que vão de 1 a 10 são referentes às cores fundamentais. Somente elas são capazes de cobrir os fios brancos. Desconfie das fotos da embalagem, pois elas nunca são exatamente iguais aos verdadeiros resultados. Na dúvida, adquira uma tinta e faça um teste, tingindo uma mecha de cabelos, na região da nuca. Assim, você verá a cor resultante.

Como tingir os fios brancos

Proteja a pele com óleos ou pomadas (Foto: Divulgação)

Primeiramente, faça um teste, aplicando uma pequena quantidade da tinta, numa parte de seu corpo. Assim, você poderá ter certeza de que o produto não lhe causa alergias. Feito isso, siga as instruções para a mistura e parta para o tingimento. Se quiser apenas pintar os cabelos brancos, prepare a tinta, numa proporção menor e guarde o restante. Proteja orelhas, nuca e testa, passando óleo de amêndoas, vaselina ou até mesmo Hipoglós na pele, evitando que a tinta a manche. Comece a aplicar o produto, com a ajuda de um pincel, começando pelos fios brancos. Deixe agir, conforme as instruções da embalagem e lave os fios, em seguida. É indicado evitar a reaplicação, em menos de 15 dias.

Confira algumas tinturas ideais: Tinturas para cabelos grisalhos

Aprenda a cuidar: Cabelos brancos: como cuidar

Top