Posições que aliviam a cólica

A cólica menstrual é um sintoma muito comum da menstruação. Todos os meses as mulheres sofrem com esse efeito dos hormônios e algumas sentem…

A cólica menstrual é um sintoma muito comum da menstruação. Todos os meses as mulheres sofrem com esse efeito dos hormônios e algumas sentem muitas dores abdominal, fazendo com que fiquem irritadas e não consigam exercer suas funções diárias. Existem diversos remédios criados para que se tente aliviar essa dor, mas quando não os tiver em mãos, vocês mulheres, poderão ficar em Posições que aliviam a cólica para suportar essa dor. Veja algumas posições que podem ajudar no combate a essa dor.

Como aliviar as cólicas menstruais

Posições que aliviam a cólica

Por que a cólica menstrual acontece?

A cólica menstrual pode acontecer por dois motivos:

  • Contração uterina;
  • Inflamação do peritônio (membrana que “forra” a parede abdominal).

Durante o período menstrual, ocorre a liberação de vários hormônios, em especial o denominado progesterona. Essa substância interfere e estimula a contração uterina, resultando no fluxo menstrual e na contração do tipo cólica, que é comum na menstruação.

Já a dor que ocorre no peritônio é decorrente ao sangramento durante o período menstrual, pois essa membrana é muito sensível a isto, tornando-se inflamada, causando a dor.

Primeiro exercício: deitar de costas para o colchão e dobrar os joelhos sob o abdômen, abraçando as pernas.

Existe alguma maneira de aliviar a dor?

Por ser uma consequência do ciclo menstrual muito comum, surgiram diversos métodos para aliviar essa dor que tanto incomoda. Entre as formas para controle e melhora da dor estão os medicamentos, prescritos pelos médicos especialistas. Outras formas mais paliativas (sem uso de medicamentos), incluem algumas posturas e exercícios que podem ser praticados por você, durante a crise. Entre as posturas, temos:

  • A primeira e mais comum entre as posições, é a seguinte: deitar de costas para o colchão e dobrar os joelhos sob o abdômen, abraçando as pernas;
  • Deitar com as costas apoiadas no chão, dobrar os joelhos, mantendo os pés no chão e jogar os braços para trás;
  • Sentar com as costas retas e joelhos dobrados, de forma que as plantas dos pés toquem o corpo;
Continuar Lendo  Como decorar sem gastar muito dinheiro

Alguns exercícios que podem ser praticados em casa e auxiliam no alívio da dor:

  • Fique em pé em frente a uma parede, com distância de mais ou menos 30 cm; cruze os braços na altura dos ombros, inclinando a barriga até que toque a parede. Mantenha nessa posição por um minuto, lembrando que os calcanhares, nem os pés devem desencostar do chão. Após permanecer nessa posição por um minuto, retorne a posição normal;
  • Deite-se de costas, com os joelhos dobrados, com os pés no chão e os braços para trás. Ao mesmo tempo, levante os braços para frente, na posição sentada, tentando atingir os pés com os dedos da mão. Após tocar os dedos dos pés, retorne a posição inicial;

Alguns exercícios ajudam a aliviar as cólicas

Como aliviar dores da cólica com posições certas

Além desses exercícios e posturas que podem ajudar você a se livrar das cólicas, a prática de exercícios físicos regularmente, a massagem na região lombar e as compressas quentes também podem auxiliá-la. Busque aquela alternativa que melhor lhe agrada e que lhe traga mais resultados. Lembrando que antes de usar qualquer medicamento, é necessário buscar uma orientação do especialista, pois em muitos casos pode trazer malefícios para sua saúde.

Top