Dicas para ter uma escada segura

A escada é uma estrutura fundamental para a residência, principalmente quando ela aparece no interior da casa. Ela permite a circulação dos moradores entre…

Por Isabella Moretti em 02/04/2012

Uma escada segura evita acidentes dentro de casa.

A escada é uma estrutura fundamental para a residência, principalmente quando ela aparece no interior da casa. Ela permite a circulação dos moradores entre os dois ou mais pavimentos, ou seja, proporciona um deslocamento seguro entre os andares. Mas, para que a escada cumpra a sua função, ela precisa ser bem planejada e construída.

Há vários modelos de escadas disponíveis a venda, que variam quanto ao material, design, tamanho e número de degraus. Em todo caso, é importante que a peça apresente resistência e durabilidade para dar conta das necessidades dos moradores. Ao desenvolver o projeto, também é fundamental considerar os componentes de segurança.

Quando uma escada é construída de forma inapropriada, aumentam as chances de acidentes domésticos, principalmente com relação à queda de crianças e idosos. Para evitar este tipo de problema, vale a pena investir numa escada segura, prática e resistente.

Cuidados com a escada residencial

O corrimão é um importante item de segurança.

Em primeiro lugar contrate um profissional especializado para montar o projeto da escada. Ele tem conhecimentos o suficiente para calcular a segurança, a capacidade de peso e outros detalhes. A funcionalidade da escada precisa vir sempre antes da estética, por isso muito cuidado com as mudanças radicais.

Entre os itens de segurança mais importantes de uma escada, vale a pena destacar o corrimão. Esta estrutura paralela aos degraus oferece suporte ao morador em casos de desequilíbrio. Normalmente o corrimão se apresenta como uma barra de superfície lisa e levemente arredondada, capaz de dar firmeza a escada que estabelece uma ligação entre andares.

O corrimão, que auxilia o ato de subir e descer escadas, deve ser resistente, suportando grande quantidade de peso. Ele deve ainda ser contínuo em toda a extensão da escada, não apresentar extremidades pontiagudas e possuir um formato confortável para o deslocamento das mãos pelo apoio.

Sem corrimão não há apoio para o corpo e o morador pode se desequilibrar.

Existem algumas regras de medidas que podem auxiliar na escolha do corrimão ideal: a altura deve estar entre 80 e 90 cm acima do nível do piso, o limite de largura é de 6 cm e a distância da parede para o corrimão é de no mínimo 4 cm.

Ao revestir os degraus da escada, procure trabalhar com material antiderrapante para evitar acidentes. Um acabamento com textura promete ser eficaz neste sentido e reduzir as chances de quedas.

Por mais contemporânea que seja a estética da escada, é essencial não se esquecer dos itens de segurança.

Top