Melhorar a digestão, auxiliar no bom funcionamento do sistema circulatório, contribuir para a perda de peso e prevenir câncer são alguns dos benefícios da pimenta, que costuma ser utilizada como um dos principais condimentos para o preparo de diferentes tipos de pratos, e é também uma grande aliada da saúde.
Há vários tipos de pimentas, algumas mais ardidas, outras menos, com sabor marcante e outras características, que a fazem estar presentes em praticamente qualquer cozinha. E além de dar um sabor especial aos pratos, elas podem trazer diversos benefícios para o corpo, se incluídas no cardápio diário, de maneira moderada.
A seguir vamos conhecer melhor os benefícios desse famoso fruto e saber como utilizá-lo em receitas fáceis.
7 benefícios da pimenta e 3 receitas fáceis
Jalapeño, Malagueta, Biquinho, Dedo-de-moça, Pimenta de Bode, etc. São várias as opções à disposição, cada uma com características e sabores diferentes. Confira, a seguir, 7 benefícios da pimenta:
1- Melhora a digestão: estimula a liberação de enzimas digestivas, facilitando o processo de digestão.
2- Prevenção do câncer: a combinação de capsaicina e compostos antioxidantes presentes nas pimentas faz com que elas ajudem a prevenir diversos tipos de câncer.
3- Melhora a circulação: possui ação antitrombótica, diminuindo a agregação plaquetária nos vasos sanguíneos, permitindo controlar o nível de pressão arterial.
4- Inibe o apetite: estudos sugerem que a pimenta é uma boa inibidora de apetite, possibilitando controlar a ingestão de alimentos.
5- Facilita a perda de peso: como alimento termogênico que é, a pimenta acelera o metabolismo, facilitando a queima de calorias.
6- Força antioxidante: grande fonte de antioxidantes, a pimenta neutraliza radicais livres que podem trazer danos ao organismo, ajudando a retardar o envelhecimento.
7- Protege o coração: ela atua na redução do colesterol ruim, contribuindo para a melhoria da saúde cardiovascular.
Pimentas como consumir
Como aproveitar os benefícios da pimenta? Para usufruir de todas as vantagens oferecidas por ela, o melhor é consumir, em doses diárias e sem exageros, a pimenta fresca, pois assim são mantidos todos os nutrientes.
Conserva de pimenta, molhos, geleias e outras receitas com pimenta, mais voltadas para a culinária, geralmente perdem parte dos nutrientes.
Receitas fáceis com pimenta
Para aproveitar todos os benefícios enquanto se saboreia com pratos deliciosos, confira 3 receitas fáceis com pimenta.
Trufa de Pimenta
Ingredientes:
- 5 pimentas Caiena
- 230g de chocolate meio amargo
- 240g de creme de leite fresco
- Cacau em pó (a gosto)
Como fazer
Em uma panela, aqueça, em fogo baixo, o creme de leite e as pimentas Caiena, e durante o processo, vá espremendo as pimentas, para que elas liberem o seu suco. Quando começa a borbulhar, desligue o fogo e deixe descansar por 15 minutos.
Após esse período, aqueça novamente a mistura, desligue o fogo e acrescente o chocolate, separando as pimentas com uma peneira. Aguarde o chocolate derreter e misture bem, com uma espátula, até ficar homogêneo e sem nenhum pedaço de chocolate.
Cubra a mistura com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos (ou até que ela esteja dura). Em seguida, enrole nas mãos, para ganhar o formato de doce, passe no cacau e coloque em forminhas de papel. A sua trufa de pimenta está pronta.
Purê de Damasco com Pimenta Vermelha e Gengibre
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de pimenta Dedo-de-moça sem sementes e cortada em cubos
- 200g de damasco seco
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado e espremido (usar só o suco)
- 500ml de água morna
- 2 colheres (sopa) de cebola picada
- 1 colher (sopa) de azeite extra virgem
- Sal a gosto
Modo de preparo
Comece hidratando os damascos na água morna por uma hora. Em uma panela, refogue a cebola com o azeite, junto o damasco (sem água) e refogue por um minuto. Agora, leve a mistura ao liquidificador e processe até o purê ficar cremoso (complete com a água dos damascos, se preciso).
A seguir, junte a pimenta e o gengibre e tempere com sal. Esse purê light pode acompanhar aves, peixes ou carne de porco.
Geleia de pimenta
Ingredientes:
- 3 pimentas sem sementes, picadas
- 1/3 xícara (chá) de suco de limão
- 2/3 xícara (chá) de água
- 1 maçã sem casa ralada
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 dente de alho inteiro
Como fazer
Para fazer geleia de pimenta caseira, leve todos os ingredientes ao fogo baixo, exceto a água, e deixe ferver por 10 minutos. Adicione a água e mexa até começar a engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar, disponha em um recipiente e leve à geladeira.
Essa receita de geleia serve para acompanhar frios, pães e carnes.
Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.