Dicas para se Dar Bem na Escola

“Estudar”. Esta é a palavra praticamente imperativa quando o assunto é “se dar bem na escola”. No entanto, além disso, outras considerações devem ser…

“Estudar”. Esta é a palavra praticamente imperativa quando o assunto é “se dar bem na escola”. No entanto, além disso, outras considerações devem ser levadas em considerações para que um aluno desempenhe um bom papel na escola. E é por isso que muitas pessoas procuram por orientações e sugestões do que fazer para melhorar o aprendizado e o período de passagem pela escola. E, entre as muitas boas práticas que beneficiam o estudo, praticamente todas elas partem da iniciativa do estudante. Sendo assim, aqui você pode conferir algumas dicas e sugestões do que fazer dentro e fora da sala de aula.

Primeiro de tudo, organize-se. A aula começa antes de o aluno entrar na escola, e não termina assim que ele sai dela. Manter uma agenda com as datas e horários das matérias, entrega de trabalhos, e, principalmente, separando horários para cada uma das tarefas, pode ser o primeiro passo para perceber e entender que você não está dando tanta atenção a um assunto específico. A organização faz com que você nunca seja surpreendido com entregas de trabalhos, por exemplo. Sem contar que, quando a sua semana estiver organizada, você pode perceber que dá tempo de fazer tudo, sim, basta saber controlar e distribuir as funções, encaixando as obrigações e diversões em horários propícios.

Já na sala de aula, uma das principais coisas a se fazer é “prestar atenção à aula”. Ainda que a conversa com outros amigos seja interessante, ou ainda, o assunto esteja longe de ser o mais simples de compreender, é somente ouvindo e tentando compreender a matéria que a aula pode ser produtiva. Se nem ouvindo você estiver, não há como requerer qualquer entendimento depois. E, aliada a esta dica, outro detalhe muito importante: não tenha medo ou vergonha de realizar perguntas, independente de quão inocente ela poderá parecer, mediante aos seus colegas. A escola é o principal lugar onde se pode tirar dúvidas e, com certeza, o professor fará o possível para solucionar a sua questão. Se mesmo perguntando e obtendo novas explicações você não entender, converse com o seu professor no período fora da aula. Apresente a sua situação e explique o que exatamente está prejudicando o entendimento.

Leia Também:  Curso de teatro gratuito em Palmas 2012

Estude! Sim, este verbo deve permanecer no seu vocabulário por todo o tempo em que você estiver na escola. Aliás, para aqueles que ainda não sabem, não é terminando a escola, ou a faculdade, que os estudos acabam. O mercado de trabalho está sempre se inovando e, independente do cargo desempenhado, é sempre necessário aprender coisas novas, portando, acostume-se a estudar, pois será necessário realizar tal ato até o fim da sua vida.

Quando estiver estudando, grife textos, faça anotações em livros, pergunte a amigos, pesquise na internet e jamais deixe para depois o que você pode solucionar hoje. Ainda que algumas vezes um material precise ser absorvido e “descansado”, quando sentir que pode resolver um problema, ou terminar uma tarefa, faça. Não acumular afazeres é benéfico e evita ansiedade e desespero com a aproximação do prazo de entrega de qualquer trabalho.

Top