Dicas para preparar frituras menos nocivas à saúde

Ninguém resiste a um pastel ou uma batata frita de vez em quando, mas para deixar esses alimentos mais saudáveis após passarem pelo processo…

Ninguém resiste a um pastel ou uma batata frita de vez em quando, mas para deixar esses alimentos mais saudáveis após passarem pelo processo de fritura, você pode seguir algumas dicas de como preparar frituras menos nocivas. Quando é aquecido, o óleo passa por diversas reações químicas como a transformação das moléculas de ácido graxo e até mudanças de sabor e de aroma. Reaproveitar óleo e deixar a panela ligada por muito tempo também faz com que a fritura se torne mais prejudicial.

Evite reaproveitar o óleo (Foto: divulgação)

Dicas para preparar frituras menos nocivas à saúde

As dicas para preparar frituras menos nocivas à saúde são evitar mesmo aquecer demais o óleo, pois isso faz com que se percam ácidos graxos como o ômega 3 e 6, que são gorduras importantes para o corpo e que estão presentes nos óleos mais comuns. Você também não deve aquecer o óleo até que ele comece a exalar fumaça e se estiver de dieta deve tomar muito cuidado com a fritura, pois as calorias aumentam muito, no caso da batata, por exemplo, quase três vezes mais.

Frite poucas unidades a cada vez para que o óleo não esfrie e a fritura fique com excesso de óleo (Foto: divulgação)

Frituras menos nocivas à saúde: como preparar

Se você não resiste à fritura, prefira fazer vegetais fritos e use óleos menos prejudiciais como os de milho, girassol, canola e soja. Não é indicado usar gordura ou banha de porco para fritar os alimentos. Outra orientação para preparar frituras menos nocivas à saúde é usar um azeite de oliva. Contudo, este óleo não pode passar de 180°C por muito tempo, já que as gorduras boas se tornam ruins com o aquecimento. O ideal é que o azeite seja utilizado para refogar rapidamente um alimento.

Use um óleo de qualidade e mais saudável (Foto: divulgação)

Para preparar frituras mais saudáveis, outra dica é fritar apenas algumas porções por vez, para que o óleo não baixe muito a temperatura de uma vez, fazendo com que a fritura fique encharcada e com muito óleo. Antes de consumir, coloque os alimentos fritos sobre um papel toalha para absorver o óleo excedente. Outra opção mais saudável é recorrer a uma fritadeira a vapor e você pode seguir algumas dicas para evitar que a casa fique com cheiro de fritura.

Continuar Lendo  Problemas provocados por maquiagem vencida: quais são

Top