Dicas para negociar reajuste de aluguel

Pagar todos os meses aluguel de casas faz parte da realidade de milhares de brasileiros. O preço da locação deve ser definido pelo Índice…

Anualmente o aluguel deve ser reajustado, de acordo com o contrato firmado (Foto: Divulgação)

Pagar todos os meses aluguel de casas faz parte da realidade de milhares de brasileiros. O preço da locação deve ser definido pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) que determinou um aumento de 4,53% na tarifação de quem terá o valor de aluguel reajustado no fim desse mês de março. Essa variação é a menor registrada desde 2010. No entanto, você pode negociar com o dono do imóvel um ajuste menor.

Um inquilino que se dá bem com os vizinhos, faz reformas no imóvel e cuida do local que mora geralmente tem mais sucesso na hora de negociar o aumento do aluguel. Por isso, sempre que fizer uma melhoria no ambiente tire fotografias antes e depois da mudança e as mostre para o dono do imóvel na hora de negociar o aluguel. Pode ser que com isso o proprietário opte por reajustar um valor abaixo do índice.

Outra opção é oferecer vantagens para o dono do espaço alugado. Por exemplo, se ele não aumentar o valor do aluguel ou até fazer um reajuste abaixo dos índices de mercado você pode se comprometer a fazer reformas, pintar a casa, trocar a fiação ou o encanamento. Ofertar um contrato mais curto que o anterior no mesmo valor, ou aceitar o reajuste nesses anos e ampliar o tempo do contrato também podem ser um bom negócio.

Os bons inquilinos possuem mais argumentos na hora de negociar (Foto: Divulgação)

Já o proprietário também deve saber que a negociação pode ser positiva não só para o inquilino que quer renovar o contrato. Se a pessoa vive na casa há anos e sempre cuidou da sua propriedade como se fosse dele e nunca atrasou uma só mensalidade, ele merece uma oportunidade de negociar. Às vezes é melhor ter uma pessoa de confiança em seu imóvel do que arriscar alugar a casa para um desconhecido.

Se não houver acordo, pesquise a possibilidade de alugar outro imóvel (Foto: Divulgação)

Se depois de tentar de tudo a negociação não for bem sucedida o jeito é procurar um novo lugar para morar. Nesse caso leve em consideração a localização, os serviços públicos oferecidos nas proximidades, a segurança do bairro e a distância da residência até o seu trabalho. Some todos os prós e contras ao aluguel antes de fechar um novo contrato.

Leia Também:  Entenda o que é fobia financeira

Top