Dicas para mobiliar a casa nova

Mobiliar a casa nova é um desafio para muitos, afinal, os moradores precisam aproveitar bem o espaço para fazer a distribuição dos móveis e…

Comprar os móveis da casa nova requer planejamento.

Mobiliar a casa nova é um desafio para muitos, afinal, os moradores precisam aproveitar bem o espaço para fazer a distribuição dos móveis e complementos. Quando as áreas são pequenas, a decoração requer ainda mais inteligência para deixar tudo disposto de maneira proporcional.

Ao planejar a mobília da nova casa, o proprietário deve considerar o estilo que deseja invocar no visual de cada ambiente. É importante também que ele busque as melhores combinações entre os elementos decorativos, tudo para obter como resultado uma residência moderna, bonita e aconchegante.

Antes de comprar os móveis, é fundamental montar um planejamento e avaliar como cada ambiente será mobiliado. Nesta primeira etapa, vale a pena esquematizar o posicionamento dos itens mobiliários e até mesmo a finalidade de cada cômodo.  Por exemplo, nem sempre um quarto vai preservar a ideia de uma acomodação íntima, se o morador preferir, a área pode se transformar em um home office ou sala de TV.

Depois de definir as funções de cada espaço da casa, o morador já tem condições de pensar na estética residencial, incluindo os detalhes da decoração.

Por onde começar?

Na sala, o sofá é o primeiro elemento que precisa ser pensado.

Diante de uma casa vazia e com acabamento perfeito, é comum ficar indeciso sobre por onde começar. Em todo caso, sempre existe um móvel principal em cada cômodo, ou seja, a peça-chave que rege toda a decoração.

No caso da sala de estar, o papel de ponto focal é desempenhado pelo sofá. O tamanho, o design e as linhas do móvel costumam ser definidas de acordo com as medidas disponíveis no espaço. Desta forma, não adianta inserir um sofá enorme numa sala pequena, é necessário respeitar as proporções para obter bons resultados.

Leia Também:  Vestido com tênis ou botas: dicas

No quarto, de casal ou solteiro, a decoração deve começar pela escolha da cama. O móvel que visa à acomodação precisa ser bem posicionado no ambiente para que os demais elementos possam decorar com equilíbrio e harmonia, como é o caso do guarda-roupa, criado-mudo, cômoda, entre outros. Caso haja dificuldades nas combinações, prefira comprar um jogo de quarto completo.

Depois de pensar na mobília do quarto, é chegado o momento de definir os móveis da cozinha para que a casa finalmente apresente um clima de “lar doce lar”. O primeiro passo consiste em estudar o espaço para definir o melhor modelo de armário, lembrando que este móvel será decisivo para manter o cômodo organizado. Não se esqueça de preservar as áreas dos eletrodomésticos.

Estética e funcionalidade

Decorar a casa nova é sempre uma missão audaciosa. No entanto, algumas pessoas reduzem o repertório as cores neutras e estilos convencionais por medo de ousar na decoração. Há uma variedade de padrões, texturas e cores que devem ser exploradas no visual da casa, servindo de recurso para tornar os ambientes personalizados.

Todas as apostas são válidas para manter os ambientes residenciais adequados ao estilo de vida dos moradores. Mas, a busca por uma sintonia entre estética e funcionalidade precisa sempre ser levada em conta para obter os melhores resultados. Não esqueça também que a compra dos móveis deve se adequar ao orçamento disponível.

A decoração da casa nova deve se adequar ao cotidiano dos moradores.

 

Top