Dicas para limpeza de pele sensível

A pele sensível pode ser algo passageiro ou permanente. Muitas vezes a utilização de algum produto pode tornar a pele mais delicada e alérgica,…

Por Editorial MDT em 27/01/2012

Dicas para limpeza de pele sensível . (Foto: Divulgação)

A pele sensível pode ser algo passageiro ou permanente. Muitas vezes a utilização de algum produto pode tornar a pele mais delicada e alérgica, aumentando a irritação, vermelhidão e provocando até mesmo a descamação do local. Muitas vezes a utilização de ácidos, como o retinoico pode provocar um ressecamento da pele, ou até mesmo um abuso da substância pode causar uma alegria e descamação.

Já as peles que são realmente sensíveis sem a ação de nenhuma substância, costumam possuir pouca oleosidade, além de serem mais finas, frágeis e sequinhas, o que gera certa tendência ao aparecimento de rugas. Graças a pele delicada, as irritações acabam se tornando mais comuns e muitos cremes hidratantes, sabonetes e até mesmo as mudanças climáticas podem mudar a pele, gerando vermelhidão, ardor e manchas.

Eucerin PH5 – Gel de limpeza para peles sensíveis e Barra de limpeza sem sabão para pele sensível. (Foto: Divulgação)

Para cuidar e limpar a pele sensível é essencial a utilização de bons produtos, principalmente os produtos específicos para peles sensíveis como o Eucerin PH5 – Gel de limpeza para peles sensíveis e a Barra de limpeza sem sabão para pele sensível, pois a utilização de sabonetes comuns pode piorar a situação e causar uma irritação ainda maior.

Peles sensíveis devem ficar longe dos esfoliantes, principalmente por já serem mais finas e delicadas que as peles comuns. O esfoliante ainda pode ressecar um pouco a pele e como este tipo de pele já bem sequinha a melhor opção é deixar este produto de lado, ou não usá-lo com frequência.

Loção Tônica Compose Peles Sensíveis da Dermage e Physiologique Tônico Suavizante, da La Roche. (Foto: Divulgação)

Na hora de tonificar a pele, a melhor escolha é usar um produto sem álcool como a Loção Tônica Compose Peles Sensíveis da Dermage ou o  Physiologique Tônico Suavizante, da La Roche.
Na hora de hidratar este tipo de pele a dica novamente é não usar produtos comuns, mas sim os recomendados para peles sensíveis, já que os produtos comuns podem ser mais pesados e aumentarem ainda mais a irritação do local.

Além de limpar bem a pele, é essencial que ela receba uma camada de protetor solar de fórmula leve. Os protetores solar que possuem as substâncias como óxido de zinco ou dióxido de titânio em sua composição devem receber maior atenção, pois podem causar maior sensibilidade na pele.

A maquiagem também deve ser leve, neste caso á melhor optar pelos pós minerais do que as bases pesadas que são a prova d’água,  já que este tipo de produto necessita de solventes para a remoção e estes cosméticos também podem remover a oleosidade natural da pele, deixando o local desprotegido e exposto a substâncias irritantes.

Top