Confira os hábitos que colaboram para a insônia

Deitar na cama depois um extenso dia de trabalho e não conseguir dormir, mesmo ciente de que no dia seguinte o relógio despertará nas…

Por Editorial MDT em 07/12/2011

Deitar na cama depois um extenso dia de trabalho e não conseguir dormir, mesmo ciente de que no dia seguinte o relógio despertará nas primeiras horas da manhã, é crucial. A insônia afeta grande parte da população que reside na movimentação das grandes cidades. No entanto,  existem alguns costumes enumerados pelo jornal Huffington Post, que colaboram para piorar a insônia. Confira abaixo!

1. Quando a insônia aparece à noite, na maior parte das vezes é recebida com crítica e auto-recriminação. Essa atitude só adiará ainda mais a volta do sono.

2. Muitas pessoas usam os feriados e finais de semana para cair no sono todas as horas que ficou acordado durante a semana, no entanto, esse costume colabora para o surgimento da insônia nos dias úteis. É preciso compensar as horas de descanso todos os dias.

3. Sonolência durante o dia é uma consequência natural da insônia ao longo da noite e pode levar a pessoa a cochilar no meio do expediente. Ainda que existam estudos que evidenciam os benefícios de uma soneca durante a tarde, dormir mal à noite faz mal a saúde.

4. Cafeína, bebidas energéticas e alimentos com elevada taxa de glicose são utilizados para compensar a energia não conseguida ao longo da noite. Entretanto, esses mantimentos agravam ainda mais as dificuldades da insônia, a qual só tende a piorar.

5. Muitas pessoas acham que o sonho não é importante para a saúde, quando, na verdade ele é essencial para o nosso bem-estar físico e mental. Cultive, recorde e converse sobre seus sonhos.

6. Muitos entendem que quando uma pessoa não consegue dormir, a melhor coisa a se fazer é permanecer na cama até o sono chegar. Esse método, no entanto, implica numa ligação da cama com a insônia. A melhor opção, é ir para a cama só quando estiver quase dormindo e sair dela para descansar em  outro ambiente quando não conseguir adormecer.

7. Os medicamentos para cair no sono são cada vez mais utilizados como método. No entanto, os remédios apenas disfarçam o problema deixando a pessoa drogada.

8. Muitos têm o hábito de encerrar o dia tomando um copo de vinho ou uma bebida alcoólica. Quando o álcool é metabolizado, ele  costuma originar insônia, desse modo, ainda que relaxe, o álcool não combina com uma boa noite de sono.

9. Como técnicas para dormir, as pessoas geralmente optam por ler um livro ou assistir um pouco de TV, as quais até contribuem para o relaxamento. No entanto, a luz azulada da TV, por exemplo, estimula a pessoa a acordar e elimina uma substância do sono, designada de melatonina.

10. O ideal não é deitar para dormir. É necessário relaxar e deixar que o sono chegue. Deitar na cama apreensivo para dormir logo, pode originar insônia.

Top