Dicas para lavar o carro

Como nem sempre sobra tempo ou dinheiro para levar o carro a um lava rápido, alguns passos devem ser considerados por quem vai lavar…

Como nem sempre sobra tempo ou dinheiro para levar o carro a um lava rápido, alguns passos devem ser considerados por quem vai lavar o próprio carro e não quer danificar ou causar manchas na pintura.

Lavando o carro

Lavar o carro em casa não é tão simples como parece (Foto: Divulgação)

Lavar o carro por partes

Entre as dicas importantes estão a lavagem do carro por partes, já que o sabão que passar na parte dianteira, por exemplo, pode secar antes que se termine de ensaboar o resto do carro e fica mais difícil para enxaguar. Molhe todo o carro antes de começar a limpeza e comece pelo teto. Se for começar por outra parte que fique embaixo, corre-se o risco de sujá-la novamente quando for fazer a limpeza do teto. E quando jogar água para enxaguar qualquer outra parte do carro, que não seja o teto, cuide para que não entre água para dentro do veículo mantendo as janelas e portas bem fechadas.

Ensaboando o carro

Escolha um shampoo específico para lavagem de carro (Foto: Divulgação)

Use um Shampoo específico para lavagem de carro

Para ensaboar pode-se usar um shampoo específico para carros. Caso não tenha, recorra a um sabão neutro. Sabão em pó e detergentes não são recomendados, pois normalmente mancham a tinta do veículo. Dê preferência a um local que o sol não atinja e espere até o carro estar frio para lavá-lo. A temperatura alta pode fazer com que o sabão seque e cause manchas. Enxágue bem até tirar todos os resquícios de espuma.

aspirando o carro

Use um aspirador para limpar a parte interna do carro (Foto: Divulgação)

Use aspirador de pó para limpar o carro por dentro

Na parte interna usar um aspirador de pó ajuda na limpeza. Podem-se encontrar aspiradores portáteis a partir de R$ 39,90. Os tapetes de borracha podem ser retirados e lavados fora do veículo. As portas também merecem atenção assim como os vidros. Usar um limpa-vidros auxilia bastante. Há produtos desenvolvidos especialmente para isso existem produtos variados no mercado, você pode escolher o que mais gosta. Como existe uma variação muito grande de produtos é importante prestar atenção na hora da compra, pois cada um tem uma função específica.

Lavando os pneus

Os pneus também podem ser lavados para que fiquem bem pretinhos como novos (Foto: Divulgação)

Use flanelas específicas para lavar as rodas

Caso queira lavar também as rodas e os pneus dê preferência a flanelas específicas que limpam com perfeição. Utilize somente água e sabão neutro. Para fazer com que o carro fique com brilho, após a lavagem, utilize panos limpos, macios e que não tenham fios soltos para secar o automóvel. Termine passando uma flanela para que fique com brilho, pois secar bem o carro é fundamental para que não fique com aquelas manchinhas de gotículas de água, principalmente se houver pó nas ruas. Se tiver vontade de passar uma cera para finalizar, somente a use após o automóvel estar totalmente seco. Passe em pequenas quantidades por vez e evite sujar os componentes de plástico e de borracha para não manchar.






Top