Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Carros> Como lavar o carro: dicas, truques

Como lavar o carro: dicas, truques

Por Andre
Lavar o carro requer alguns cuidados, para evitar manchas e danos na lataria

Manter o carro limpo é, além de uma questão visual e de higiene, uma ótima maneira de conservar o seu veículo, pois alguns tipos de sujeira podem danificar a pintura e a lataria, fazendo com que o carro perca valor de mercado e fique bastante deteriorado, diminuindo as chances de uma venda futura.

Por outro lado, também não é preciso lavar o carro diariamente, como algumas pessoas têm o costume de fazer. Uma vez por semana já basta, a não ser que você tenha que passar com frequência por terrenos onde é grande a presença de poeira e barro, deixando o automóvel bem sujo. Nestes casos, é possível lavar o veículo até duas vezes por semana.

Na hora de lavar o carro, é necessário tomar alguns cuidados, para evitar possíveis estragos. Por isso, fique atento às dicas e truques que vamos passar nesse artigo, evite o desperdício de água e não se esqueça de deixar o seu carro sempre limpo e com um aspecto agradável.

O que pode ser feito

Usando materiais adequados para a limpeza, o carro vai ficar limpo, parecendo novo

Para começar, coloque o carro na sombra e verifique se há alguma partícula sólida na lataria, como barro ou grãos de areia. Use água fria, de preferência diretamente da mangueira e em baixa pressão, para retirar o excesso de sujeira e molhar toda a parte externa do veículo.

Em seguida, comece a lavar de cima para baixo, iniciando pelo teto. Use esponja macia e shampoo específico para a limpeza de carros ou sabão neutro para retirar a sujeira da lataria e dos vidros. Lembre-se de lavar e enxaguar bem uma parte por vez (teto, laterais, dianteira e traseira), para o processo ficar mais rápido.

No caso das rodas e pneus, o ideal é usar uma escova ou pano macio para a limpeza, depois de jogar um pouco d’água. Se a roda possuir pintura especial, uma escova de cerdas maciais é a melhor opção. Enxague logo em seguida.

Assim que terminar de lavar, não perca tempo para secar o carro, pois isso evita manchas e deixa o veículo com mais brilho. Para secar, use um pano macio e que não solte fiapos. Confira se o carro está bem seco.

O que deve ser evitado

Não use detergente doméstico para lavar o carro

– Evite começar a lavar o seu carro se a lataria estiver quente ou se o carro estiver no sol, já que isso pode causar manchas e estragar a pintura;

Não use detergente doméstico, aquele da cozinha, para lavar o carro. Ele contém em sua fórmula algumas substâncias que podem causar manchas e danificar a pintura;

– Objetos pontiagudos, gasolina, querosene e removedores não devem ser usados para retirar sujeiras grudadas na pintura do carro e também as manchas;

– A água em alta pressão pode arranhar a lataria do carro, principalmente se houverem partículas de poeira sob a carroceria.

Aproveite as dicas para manter o seu carro limpo e bonito.

Recomendado para você
Carros

Saveiro Cross 2018: fotos e preços

Carros

Carros na Serra, www.carrosnaserra.com.br

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *