Pesquisa afirma que trabalhar em casa aumenta a produtividade

Isabella Moretti 15/09/2012 Empregos

Muitas pessoas estão transformando a casa no próprio escritório, usufruindo assim de todo o conforto e comodidade oferecida pelo lar para trabalhar. Alguns profissionais desaprovam a ideia, julgando que o espaço da vida pessoal não pode se confundir com o trabalho. Entretanto, uma pesquisa revelou que trabalhar em casa aumenta a produtividade.

10% dos americanos possuem ao menos um dia por semana de home-office. (Foto:Divulgação)

Quem trabalha em casa produz mais

Um estudo, desenvolvido pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revelou que trabalhar em casa faz bem tanto para o funcionário como para a empresa.

O indivíduo que realiza as tarefas profissionais em seu home-office se sente melhor porque não sofre com tanto tédio imposto pela condição de empregado e tem menos estresse com um chefe à distância. O empregador também ganha com o trabalho em casa, pois a produtividade do seu funcionário aumenta consideravelmente.

Para elaborar a pesquisa, os estudiosos de Stanford consideraram o fato de que 10% dos americanos possuem ao menos um dia por semana de home-office. A avaliação da produtividade dos funcionários foi feita após uma empresa chinesa de telemarketing submeter sua equipe a uma espécie de teste.

Trabalhar em casa é mais confortável e o profissional fica menos doente. (Foto:Divulgação)

Os profissionais foram divididos em dois grupos, sendo que um trabalharia quatro dias por semana em casa e o outro permaneceria na rotina normal de trabalho, ou seja, cumprindo com os horários da empresa. No final da pesquisa, constatou-se que as pessoas que desenvolveram atividades do trabalho no conforto do lar tiveram uma melhora de 13% no desempenho.

Algumas causas foram apontadas para justificar a melhor produtividade dos funcionários do telemarketing que atuaram nos seus home-office. De acordo com as análises, eles adoeceram menos, não fizeram tantas pausas e também contaram com um ambiente mais silencioso para realizar as ligações.

Além de ganhar com a produtividade da equipe, a companhia que participou da pesquisa economizou cerca de 2 mil dólares por cada funcionário que trabalhou em casa.

A pesquisa americana é pouco específica, mas consegue mostrar o quanto trabalhar em casa pode ser mais prazeroso e confortável para o funcionário. A satisfação profissional gerada pelo home-office faz com que a pessoa se empenhe mais no trabalho e o aumento da eficiência se torna uma consciência da sua boa atuação.

Saiba mais: Trabalhar em casa: vantagens e desvantagens

Como melhorar a produtividade trabalhando em casa?

O foco no trabalho é essencial para um bom desempenho. (Foto:Divulgação)

Embora trabalhar em casa tenha muitos aspectos positivos, é importante que o funcionário não perca o foco dos seus deveres. Veja a seguir algumas dicas para melhorar o desempenho profissional no home-office:

– Estabeleça horários para o seu trabalho e procure cumpri-los;

– Descubra o período do dia no qual você é mais produtivo e aproveite isto;

– Estabeleça metas realistas no seu trabalho;

– Escolha um lugar silencioso e confortável para trabalhar, caso contrário haverá dificuldades de concentração.

Veja também: Como montar negócio em casa: dicas

Outros artigos

Perfumes Diamond Armani

26/01/2011

Perfumes Diamond Armani

Há milhares de fragrâncias e perfumes diferentes disponíveis por aí, é interessante escolher uma em que tenha a ver com a sua personalidade e lhe represente...

Faculdade Gratuita em Fortaleza e Ceará

17/07/2015

Faculdade Gratuita em Fortaleza e Ceará

Faculdade Gratuita em Fortaleza e Ceará é o que você está procurando? Então saiba que há muitos cursos gratuitos de graduação na capital cearense e também no interio...

Empregos Temporarios, Vagas 2011

29/01/2011

Empregos Temporarios, Vagas 2011

Todo mundo sabe que para se conseguir uma vaga de emprego temporário, que possa quem sabe lhe dar uma chance de efetivação depois do prazo acertado e cumprido do c...