Como voltar ao mercado de trabalho: dicas

Perder o emprego é o maior temor de muitas pessoas. Mas quando se deparam com a situação não adianta ficar se lamentando. Se estiver…

Por Élida Santos em 21/11/2012

Perder o emprego é o maior temor de muitas pessoas. Mas quando se deparam com a situação não adianta ficar se lamentando. Se estiver à disposição do mercado de trabalho é necessário seguir algumas recomendações para ficar o mínimo de tempo possível sem um faturamento mensal. Para ajudar que está passando por essa situação, separamos algumas dicas de como voltar ao mercado de trabalho.

Para voltar ao mercado de trabalho é necessário investir em capacitação profissional (Foto: Divulgação)

Atualize o seu currículo para voltar ao mercado de trabalho

O primeiro passo para voltar ao mercado de trabalho é atualizar o seu currículo. Liste todas as funções na empresa que acabou de ser desligado e nas anteriores. Siga a ordem decrescente na hora de mencionar as experiências anteriores. Aproveite esse momento para refletir se realmente quer continuar nessa área de atuação.

Leia mais sobre: Dicas para voltar ao mercado de trabalho

Reciclagem de conhecimento é importante para retornar ao mercado

Estudar é mais que necessário para conseguir se destacar no mercado de trabalho. O ideal é sempre procurar qualificação profissional, antes mesmo de precisar voltar ao mercado de trabalho. Mas, se está querendo um emprego, veja as possibilidades de cursos para a sua área de atuação e invista nele. Muitas escolas e organizações oferecem aulas gratuitas para pessoas de famílias carentes.

Não ficar desanimado é essencial para conquistar o posto que busca no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

Mostre que está disponível para uma nova oportunidade

Mostre para o mercado de trabalho que está à disposição dele. Mande e-mail para a sua rede de contatos dizendo que acabou de sair de uma companhia e está procurando um novo posto. Às vezes as pessoas conhecem oportunidades que se encaixam no seu perfil profissional e passam a lhe indicar.

Confira também: Dicas para procurar emprego na internet

Procure emprego pela internet

Milhares de anúncios são feitos todos os dias através da internet. Não perca tempo e se cadastre em sites que disponibilizam gratuitamente oportunidades de emprego, como acontece com o www.vagas.com. Alguns portais eletrônicos cobram por essa divulgação, mas também são seguros, como por exemplo, o www.catho.com.br.

Mantenha o contato pessoal com companhias

A internet é uma excelente ferramenta, mas muitas empresas continuam selecionando candidatos pelo meio convencional: currículo impresso. Então, acorde cedo e vá de encontro com essas empresas. Distribui alguns currículos em agências de emprego também, pois elas centralizam muitas oportunidades que estão em aberto.

E se depois de seguir todas essas dicas você não ter sucesso no tempo esperado, não desanime, pois existe uma vaga para você, basta esperar e continuar procurando.

Top