Editorial MDT 05/03/2013 Beleza

Ficar com um rostinho de boneca, porém com aspecto bastante natural, está em alta. A naturalidade não invadiu somente o mundo do makeup, mas a moda, em geral. Muitas vezes, no entanto, utilizar-se de truques para fazer uma maquiagem natural, mas sem que o rosto pareça não ter nenhum produto, não é questão somente de estar na moda, mas uma necessidade, também. Quem se maquia quer mudar a aparência, mesmo que se busque algo muito discreto. É importante saber quais produtos e cores usar, para que o rosto fique naturalmente bonito, mas com um aspecto diferente.

Caso seja para a noite, pode-se acrescentar um leve brilho, nos olhos (Foto: Divulgação)

Truques para preparar a pele

Toda maquiagem começa com o preparo da pele, por meio de base, corretivo e pó facial. Mas antes disso, o truque é limpar bem o rosto, retirando qualquer vestígio de impurezas, principalmente oleosidade, que pode comprometer a maquiagem, mais tarde. Deve-se lavar bem a pele, com sabonete indicado e aplicar um hidratante bem leve. Caso a pele seja oleosa ou se estiver muito calor, dispense o hidratante. Outro truque é colocar pedras de gelo, com um pano, antes de se maquiar. Isso evita o suor excessivo. Feito isso, aplique corretivo, base e um pouquinho de pó, inclusive nas pálpebras, para dar uniformidade ao tom.

O batom suave, no tom dos lábios, também contribui com a maquiagem natural (Foto: Divulgação)

Em seguida, escolha um corretivo em pó ou o próprio pó, num tom um pouco mais escuro do que o da pele. Aplique-o, ao redor do rosto e nas maçãs, para dar contorno a ele. Comece nas têmporas e desça, até o queixo, fazendo o desenho do número 3, nas bochechas. Muitas pessoas confundem naturalidade com excesso de cor suave na face e se esquecem de sombrear ao seu redor – o que dá um aspecto muito artificial à pele -. Este é o truque para fazer o contorno do rosto.

Truques para maquiar o rosto de forma natural

Por mais suaves que sejam as cores, elas podem fazer diferença, numa maquiagem natural. Para isso, o truque é usar uma sombra na cor bege claro, no lugar do iluminador. Ela deve ser aplicada na linha, logo abaixo da sobrancelha, bem como nas pálpebras móveis. Em seguida, escolha um tom parecido, mas um pouco mais escuro, aplicando-o na linha do côncavo. Esse é o truque para dar profundidade ao olhar, de forma natural. Em outras maquiagens mais escuras, geralmente se usa o marrom. Finalize apenas com uma ou duas camadas de rímel.

Os contornos são sutis, mas não deixam de aparecer (Foto: Divulgação)

Para finalizar a maquiagem natural, use dois tons suaves de blush marrom. Um leve rosado também vale a pena. Aplique o mais escuro nas maçãs do rosto e o mais claro, logo abaixo. Como a maquiagem é bem suave e discreta, uma boa aposta é usar um batom na cor rosa queimado, que aparece de forma sutil.

Confira outros truques: Truques rápidos para maquiagem

Veja outros exemplos de maquiagem: Maquiagens naturais – Maquiagem para o dia a dia 

Outros artigos

Cursos EAD da Fiocruz 2016

27/05/2016

Cursos EAD da Fiocruz 2016

Os Cursos EAD da Fiocruz 2016 consistem em uma ótima opção para quem já atua ou está querendo ingressar na área de saúde e precisa se atualizar, aperfeiçoar ou espec...

Como Construir Fogão a Lenha – Dicas

22/07/2017

Como Construir Fogão a Lenha – Dicas

Mesmo estando no século 21 algumas pessoas ainda não desistiram de algumas vezes fazer suas refeições em fogões a lenha, no Brasil milhares de pessoas ainda utilizam...

Como tirar visto americano: passo a passo

10/09/2015

Como tirar visto americano: passo a passo

O visto americano é um documento essencial para conseguir entrar nos Estados Unidos. O processo de emissão já passou por algumas mudanças, tudo para tornar mais simp...