Dicas para escolher mesa de jantar Dicas para escolher mesa de jantar

Dicas para escolher mesa de jantar

A sala de jantar é um espaço de convivência, onde as pessoas se reúnem para fazer as refeições ou mesmo conversar sobre os acontecimentos…

Por Isabella Moretti em 24/03/2012

A mesa é o principal elemento da sala de jantar.

A sala de jantar é um espaço de convivência, onde as pessoas se reúnem para fazer as refeições ou mesmo conversar sobre os acontecimentos do dia. Em datas comemorativas, como o Natal ou Páscoa, a sala de jantar se torna o ponto principal da confraternização entre os familiares, cedendo espaço para o almoço ou jantar.

Em algumas residências a sala de jantar acabou sendo extinta, principalmente por causa da integração de ambientes, que derrubou paredes e unificou os cômodos voltados para o convívio. No entanto, ainda é importante deixar uma área reservada para a mesa de refeições e optar por uma mobília compatível com o espaço.

Como decorar a sala de jantar?

Vários aspectos precisam ser levados em conta para decorar a sala de jantar, como é o caso da escolha dos móveis. A peça básica deste ambiente residencial é a mesa, acompanhada das cadeiras para acomodar os moradores e convidados. Caso haja espaço disponível, vale a pena trabalhar com móveis complementares para deixar a decoração mais charmosa e sofisticada, como é o caso do aparador, estante ou balcão.

Na hora de escolher móveis e acessórios, é essencial reproduzir as expectativas da proposta predominante. Os estilos mais usados para guiar a decoração da sala de jantar são o romântico, o contemporâneo, o clássico e o rústico. Um planejamento bem feito consegue unir dois estilos e deixar o cômodo ainda mais personalizado.

Como escolher a mesa de jantar?

Medidas para escolher a mesa ideal. (Fonte: Assim Eu Gosto)

Na hora de determinar a mesa de jantar ideal, é necessário respeitar a proporção. Ou seja, não dá para inserir um móvel retangular e comprido numa área com pouco espaço, tal aposta vai deixar o ambiente apertado e interferir na circulação das pessoas. Desta forma, é importante usar o bom senso para não inserir uma mesa grande demais.

O espaço livre em torno da mesa deve ser no mínimo 90 cm, mas o ideal é de 1,20 cm se a área permitir. Esta medida vai definir o formato e o tamanho adequado do móvel protagonista da sala de jantar.

O número de lugares também depende do espaço disponível, por isso recomenda-se que cada pessoa tenha 60cm livre para se acomodar e movimentar a cadeira. Os modelos de mesas disponíveis nas lojas apresentam 4, 6, 8 ou 10 lugares. Quanto aos formatos, é possível encontrar redondas, quadradas e retangulares.

Normalmente as cadeiras acompanham a mesa no momento da compra, formando um conjunto e adequando as medidas em função do conforto. Mas, de qualquer maneira, é essencial que o tamanho delas seja proporcional ao espaço da sala de jantar.

Os móveis da sala de jantar precisam ser proporcionais ao espaço.

 

Top