Dicas para economizar com o uso da internet pelo celular

Dicas para economizar com o uso da internet pelo celular

Editorial MDT 29/09/2011 Tecnologia

PUBLICIDADE

Há pessoas que não conseguem ficar desconectadas do mundo online e, por isso, os smartphones vieram para salvar as suas vidas, pois é possível estar conectado à rede em qualquer lugar e a qualquer hora. Entretanto, você precisa ter cuidado ao utilizar o serviço de internet pelo celular porque, ao final do mês, pode haver grandes surpresas na sua conta.

Há dois modos de se utilizar a internet pelo seu smartphone: via 3G, que usa as antenas dos celulares para a disseminação de informações e via Wi-Fi, que é a conexão sem fio via roteadores. Nos dois casos, a internet é paga, porém, como no sistema Wi-Fi é possível utilizar a rede de qualquer local, contanto que você tenha acesso à senha, ela pode ficar mais barata. Portanto, não será em qualquer lugar que você poderá usá-la.

PUBLICIDADE

A rede 3G é contratada nas operadoras de celulares brasileiras. Por isso, o melhor a fazer é pesquisar nas diversas operadoras para conhecer os seus planos e para saber qual te garantirá uma maior economia. No entanto, antes de contratar o seu plano, verifique se a operadora possui boa cobertura na área em que você mora, trabalha ou estuda, pois dependendo dessa cobertura, a internet pode ficar lenta.

Ao contratar os serviços 3G, saiba qual é o seu perfil para ter certeza de quantos megabytes aproximadamente você usará por mês. O pacote personalizado é o ideal para quem pretende economizar bastante. Assim, você pode escolher quantos minutos precisará para usar o telefone, quantos megas para a internet e quantos torpedos enviará.

Leia atentamente o contrato de serviços para não ser lesado. A maioria das operadoras omite, por exemplo, que caso você ultrapasse o limite de megabytes, terá que pagar um valor adicional. Contudo, elas têm a obrigação de dar essa informação, pois o cliente deve saber que essa taxa poderá ser cobrada ao usar mais megabytes que o comprado.

Para saber quantos megabytes você gastou até determinado dia do mês, há ferramentas online que monitoram o uso da internet móvel. Esse serviço disponibiliza o seu saldo atual, o volume de dados consumidos até a pesquisa e quantos megabytes restam para serem usados. Muitos smartphones vêm com ferramentas ou aplicativos que são muito úteis, pois eles contam os dados consumidos, mesmo que a operadora contratada não os contem.

PUBLICIDADE

Um dos hábitos que mais consomem dados são as músicas streaming, ou seja, aquelas que são escutadas diretamente da internet. Para economizar com músicas, baixe-as no seu cartão de memória ou no próprio celular. Os serviços de mapas e de aplicativos para encontrar aparelhos roubados ou perdidos também aumentam bastante o consumo. Então, use-os apenas quando necessário.

Navegadores como o Firefox produzem versões especialmente feitas para a navegação portátil, portanto, consomem muito menos dados, ao contrário de outros navegadores, que têm páginas não adaptadas aos celulares, gastando muitos dados.

Com essas dicas para economizar com o uso da internet pelo celular, a sua conta do próximo mês virá mais baixa. Por isso, siga-as para ver os resultados no seu bolso.

PUBLICIDADE

Outros artigos

Mitos e verdades sobre hemorroidas

11/01/2013

Mitos e verdades sobre hemorroidas

Estudos comprovaram que quase metade da população mundial, com idade superior a 30 anos sofrem com os sintomas da hemorroida. As mulheres são mais propensas a manife...

Empréstimos Com Cheque Com Restrição

10/05/2010

Empréstimos Com Cheque Com Restrição

Se você precisa de dinheiro, então recomendamos que consultem algumas entidades em que possibilitam que você consiga ter acesso a dinheiro rápido e também de man...