Dicas para economizar com o uso da internet pelo celular

Há pessoas que não conseguem ficar desconectadas do mundo online e, por isso, os smartphones vieram para salvar as suas vidas, pois é possível…

Por Editorial MDT em 30/09/2011

Há pessoas que não conseguem ficar desconectadas do mundo online e, por isso, os smartphones vieram para salvar as suas vidas, pois é possível estar conectado à rede em qualquer lugar e a qualquer hora. Entretanto, você precisa ter cuidado ao utilizar o serviço de internet pelo celular porque, ao final do mês, pode haver grandes surpresas na sua conta.

Há dois modos de se utilizar a internet pelo seu smartphone: via 3G, que usa as antenas dos celulares para a disseminação de informações e via Wi-Fi, que é a conexão sem fio via roteadores. Nos dois casos, a internet é paga, porém, como no sistema Wi-Fi é possível utilizar a rede de qualquer local, contanto que você tenha acesso à senha, ela pode ficar mais barata. Portanto, não será em qualquer lugar que você poderá usá-la.

A rede 3G é contratada nas operadoras de celulares brasileiras. Por isso, o melhor a fazer é pesquisar nas diversas operadoras para conhecer os seus planos e para saber qual te garantirá uma maior economia. No entanto, antes de contratar o seu plano, verifique se a operadora possui boa cobertura na área em que você mora, trabalha ou estuda, pois dependendo dessa cobertura, a internet pode ficar lenta.

Ao contratar os serviços 3G, saiba qual é o seu perfil para ter certeza de quantos megabytes aproximadamente você usará por mês. O pacote personalizado é o ideal para quem pretende economizar bastante. Assim, você pode escolher quantos minutos precisará para usar o telefone, quantos megas para a internet e quantos torpedos enviará.

Leia atentamente o contrato de serviços para não ser lesado. A maioria das operadoras omite, por exemplo, que caso você ultrapasse o limite de megabytes, terá que pagar um valor adicional. Contudo, elas têm a obrigação de dar essa informação, pois o cliente deve saber que essa taxa poderá ser cobrada ao usar mais megabytes que o comprado.

Para saber quantos megabytes você gastou até determinado dia do mês, há ferramentas online que monitoram o uso da internet móvel. Esse serviço disponibiliza o seu saldo atual, o volume de dados consumidos até a pesquisa e quantos megabytes restam para serem usados. Muitos smartphones vêm com ferramentas ou aplicativos que são muito úteis, pois eles contam os dados consumidos, mesmo que a operadora contratada não os contem.

Um dos hábitos que mais consomem dados são as músicas streaming, ou seja, aquelas que são escutadas diretamente da internet. Para economizar com músicas, baixe-as no seu cartão de memória ou no próprio celular. Os serviços de mapas e de aplicativos para encontrar aparelhos roubados ou perdidos também aumentam bastante o consumo. Então, use-os apenas quando necessário.

Navegadores como o Firefox produzem versões especialmente feitas para a navegação portátil, portanto, consomem muito menos dados, ao contrário de outros navegadores, que têm páginas não adaptadas aos celulares, gastando muitos dados.

Com essas dicas para economizar com o uso da internet pelo celular, a sua conta do próximo mês virá mais baixa. Por isso, siga-as para ver os resultados no seu bolso.

Top