Dicas para deixar de ser impulsivo

PUBLICIDADE

Muitas pessoas não tem controle sobre suas atitudes e acabam sendo conhecidas por sua impulsividade. Em geral, pessoas impulsivas se sentem frustradas quando algo não está sob o seu controle, trazendo grandes consequências a sua vida social. Conheça algumas dicas para deixar de ser impulsivo.

A terapia é uma forma de controlar a impulsividade. (Foto: divulgação)

Dicas para combater a impulsividade

Alguns indivíduos reagem de forma agressiva ou violenta a situações diversas do cotidiano. Em geral, eles costumam apresentam-se frustrados quando as coisas não seguem o que eles desejam ou não sob seu controle. No entanto, é possível controlar a impulsividade, através de atitudes simples. Conheça as dicas para deixar de ser impulsivo.

  • O indivíduo impulsivo deve evitar responder de forma automática o que lhe incomoda. Mesmo que no começo pareça algo artificial, o impulsivo deve pensar como reagir e o que dizer antes de tomar qualquer atitude.
  • É ideal evitar e retirar do vocabulário, frase como “cada dez que”, “sempre” ou “nunca”, uma vez que elas não conduzem a um diálogo adequado e propício. Essa é uma das causas que levam os indivíduos impulsivos a interpretar acontecimentos de forma desproporcionada.
  • Diante de situações que estejam tensas e caso o indivíduo impulsivo não esteja conseguindo dominar a raiva, é importante que ele saia do local. O ideal é permanecer um tempo do lado de fora para iniciar a reflexão.
    Aprenda a controlar a impulsividade. (Foto: divulgação)
  • Aprenda a conhecer a origem da impulsividade. Para atingir esse passo, é importante buscar a orientação de um terapeuta ou mesmo, realizar terapias alternativas.
  • Sempre que possui, o indivíduo impulsivo deve realizar técnicas de relaxamento que colaboram com o controle do caráter. Outra forma, é realizar atividades físicas que além de ajudar a saúde, ajuda na liberação das tensões acumuladas.
  • O impulsivo deve aprender a equilibrar o trabalho com o lazer. Dessa forma, deve sempre aprender a desfrutar da vida, escolhendo atividades que o façam sentir bem. Isso porque o excesso de trabalho e tensão pode aumentar as chances de ocorrer um descontrole da impulsividade, o que pode afetar o convívio social.
  • Aprenda a focar na concretização dos seus sonhos. O ideal é planejar os prazos para realiza-los. Isso ajuda a desfocar dos problemas e diminuir as crises de impulsividade que pode colocar tudo em risco.
    Muitos indivíduos são impulsivos e acabam colocando em risco a vida social. (Foto: divulgação)

Muitos indivíduos são impulsivos e acabam trazendo diversos prejuízos a sua vida social. O auto conhecimento e controle são essenciais para a pessoa impulsiva, uma forma de evitar as ações sem pensar. Após conhecer algumas dicas para deixar de ser impulsivo, basta coloca-las em pratica e buscar a orientação de um especialista, sempre que possível.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.