Os males de agir por impulso

Uma pessoa impulsiva normalmente não pensa, ela apenas age ou fala sem avaliar, fazendo isso de forma instintiva ou até mesmo sem controle. Porém,…

Por Editorial MDT em 22/01/2013

Uma pessoa impulsiva normalmente não pensa, ela apenas age ou fala sem avaliar, fazendo isso de forma instintiva ou até mesmo sem controle. Porém, essas ações não planejadas podem gerar muitos problemas e frustrações para esse tipo de pessoa. Saiba mais sobre o assunto e veja os males de agir por impulso.

As pessoas que agem por impulso geralmente se arrependem depois. (Foto: divulgação)

Agir por impulso

A maioria das pessoas costuma agir por impulso. E essa ação pode anular totalmente a razão. É ai que surge uma sequência lógica. Ter ações impulsivas significa que o indivíduo se deixa levar pela emoção. Essa emoção é um sentimento que envolve a pessoa por um desejo, que de imediato requer satisfação.

Quando alguém age por impulso para fazer as coisas, tende a se arrepender depois. Se não voltar atrás no impulso, pode ser envolver em sérios problemas que causam desconforto, arrependimentos e complicam suas vidas. Agir por impulso envolve muitos problemas que podem ser definidos pela intensidade e frequência.

A intensidade é movida pelo desejo incontrolável. Já a frequência depende das vezes pelas quais a pessoa passa por esses hábitos fora do normal com seus desejos. Muitas vezes, se houver um minuto de reflexão esse impulso pode ser contido e a pessoa não perde o controle da razão.

Agir por impulso pode não trazer bons resultados depois. (Foto: divulgação)

Veja também compras por impulso como evitar 

Os males de agir por impulso

1. A pessoa impulsiva age sem pensar, muitas vezes até de forma incontrolável e sem perceber. Esse ato pode gerar muitos conflitos em várias áreas das nossas vidas, seja profissional, afetiva, familiar e muitas outras;

2. Agir por impulso pode gerar desentendimentos, brigas e até rompimento de relacionamentos;

3. Por falar sem pensar, pode ser que essa pessoa se exponha para outras que nem sempre são confiáveis, podendo lhe prejudicar depois;

4. Quando agimos impulsivamente em determinadas situações, os resultados obtidos podem ser muito diferentes do que se esperava;

5. Os impulsivos possuem maior dificuldade de lidar com situações que exigem cautela e paciência, pois quase sempre eles tomam atitudes precipitadas, sem pensar no que aquilo pode causar.

A impulsividade pode causar vários problemas na vida das pessoas. (Foto: divulgação)

Veja também dicas para controlar a vontade de comer 

Agir por impulso pode causar sérios problemas na vida das pessoas, afinal nem sempre os resultados obtidos dessa atitude são bons. É preciso que os impulsivos aprendam a lidar com essa situação, procurando manter a calma e refletir na hora de tomar decisões. Caso não consiga lidar com esse problema sozinho, uma boa dica é procurar ajuda de um psicólogo e fazer terapias para acabar com essa impulsividade.

Top