Dicas para decorar varandas pequenas

Mesmo com tamanhos reduzidos, as varandas podem ser utilizadas em diversas situações, servindo, por exemplo, como um local de bate-papo entre a família ou…

Por Andre em 13/06/2014

Mesmo com tamanhos reduzidos, as varandas podem ser utilizadas em diversas situações, servindo, por exemplo, como um local de bate-papo entre a família ou para sentar e ler aquele livro guardado na estante. E para mudar o visual delas, basta conferir algumas dicas para decorar varandas pequenas.

As varandas pequenas podem ser decoradas de diferentes formas (Foto: Divulgação)

Além das utilidades citadas, as varandas pequenas também podem ser transformadas em um espaço para lazer, especialmente nos dias quentes, quando você pode passar um tempo maior no local, para sentir o vento batendo no rosto, bastando colocar poltronas, cadeiras ou mesmo um sofá no espaço.

Além disso, ela pode ser transformada em uma “varanda gourmet”, instalando churrasqueira e outros utensílios nela; funcionar como uma extensão da sala ou do quarto, dependendo do local; usá-la como jardim; ou ainda servir de refúgio para os fumantes, evitando que a fumaça do cigarro invada o restante da casa.

Dicas para decorar quitinete, fotos

Cozinha americana pequena: fotos, dicas

Dicas para decorar varandas pequenas

Dependendo do espaço, dá para colocar até um sofá (Foto: Divulgação)

Uma das dicas para decorar varandas pequenas é não obstruir a circulação das pessoas, evitando colocar muitos móveis na sacada, já que se trata de um local com espaço reduzido. Os itens devem ficar entre 60cm e 70cm de distância um do outro, para facilitar a passagem.

Para ficar ainda melhor e mais confortável, dependendo do tamanho, é interessante trocar o sofá por um banco com capacidade para duas ou três pessoas ou então optar por cadeiras, que podem ser retiradas com maior rapidez, caso seja necessário abrir espaço.

As placas de madeira dão um toque diferente ao piso da sacada (Foto: Divulgação)

A decoração da varanda pode ficar mais charmosa com a presença de plantas, colocadas nas bordas da sacada ou penduradas na parede (ou no teto). Mas tenha cuidado com o tipo de planta, evitando as pontiagudas e com espinhos, pois no espaço reduzido é fácil esbarrar nelas e se machucar.

E no caso do piso, algumas das opções mais requisitadas são os decks de madeira e os pedriscos, que além de bonitos, são muito práticos. Para não precisar de quebrar nada, vale até investir em placas de madeira, colocadas por cima do piso atual.

Mais sugestões

A parede pode ser usada para criar um jardim ou horta vertical (Foto: Divulgação)

– As mesas dobráveis são uma boa alternativa para quem deseja se alimentar no local, pois não ocupam espaço quando dobradas.

– Se não tiver como colocar sofás e poltronas, espalhe almofadas pela sacada, caso não tenha problema em sentar no chão.

Usando a criatividade, é possível aproveitar bem o espaço (Foto: Divulgação)

– Crie uma horta vertical, aproveitando um dos lados da parede. Nela, é possível plantar mudas de hortelã, cebolinha e manjericão, por exemplo, para abastecer a cozinha.

– E para finalizar, não se esqueça da tela de proteção, caso tenha crianças na residência.

Top