Dicas para conservar mantimentos

Armazenar bem os mantimentos é uma tarefa primordial tanto para evitar o aparecimento de insetos e parasitas como também para conferir maior durabilidade aos…

Armazenar bem os mantimentos é uma tarefa primordial tanto para evitar o aparecimento de insetos e parasitas como também para conferir maior durabilidade aos seus produtos. Entretanto, para você que não sabe por onde começar, vale a pena conferir a seguir algumas formas saudáveis de guardar seus itens alimentícios, sem deixar que isso interfira na integridade de seus recursos. Saiba mais:

Veja como cuidar de seus alimentos da maneira correta (Foto: Divulgação)

Como conservar os mantimentos

O primeiro passo para conservar os mantimentos é, no caso de grãos, massas ou farinhas, mantê-los em recipientes de vidro bem lacrados e em locais secos. Jamais esqueça os seus produtos no fundo das prateleiras e periodicamente troque o pote por um limpo, no caso do utilizado anteriormente ter sofrido alguma ação de aquecimento ou umidade.

Com relação ao sal e o açúcar, sempre a melhor forma de conservá-los é mantê-los longe da umidade e consequentemente, fora da geladeira. Por isso, insira-os dentro de jogos de Tupperware especiais para cada produto e mantenha-os em locais secos e bem arejados.

Insira seus produtos em recipientes de vidro e mantenha-os em locais livres da umidade (Foto: Divulgação)

Caso você deseje armazenar bem saladas de fruta ou as frutas picadas, uma ótima dica é investir no limão e na laranja como meio de prolongar a durabilidade dos alimentos. Faça então um caldo de laranja para sua salada de frutas ou esprema um limão sobre elas enquanto estiverem picadas para evitar a oxidação. Lembre-se de que manter a organização na geladeira e no armário, separando bem o tipo de cada produto para evitar o contato com outros alimentos, é primordial para sua saúde na hora de se alimentar e também para a boa ordem de sua cozinha.

Leia Também:  Coelho como bicho de estimação: cuidados

Atenção aos nutrientes

Um assunto que atualmente se encontra em voga é a questão do congelar ou não os mantimentos. Hoje em dia, devido à cultura do mais rápido, nem sempre temos a chance de nos alimentarmos com produtos íntegros e ricos em proteínas, vitaminas e minerais.

Congelar o feijão, frutas e verduras, entre outros recursos ricos em nutrientes, é capaz de eliminar grande parte de suas propriedades, de forma que os outros alimentos, tais como lasanhas, carnes e peixes, já são itens que devem obrigatoriamente ser congelados devido à sua menor durabilidade. Porém, procure sempre se nutrir com produtos frescos e preferencialmente feitos na hora, deixando o congelamento apenas para os itens que são obrigatórios.

Evite o congelamento de frutas, vegetais e folhas (Foto: Divulgação)

Por fim, mantenha a limpeza de seus recipientes e anote em uma caderneta os itens que foram anteriormente conservados, a fim de não deixá-los cair no esquecimento e evitar a decomposição dos produtos sem o seu conhecimento.

Top