Dicas para aumentar as vendas

Quando as vendas começam a cair, o número de clientes diminui consideravelmente e os lucros simplesmente somem, é hora de dar uma reviravolta e…

Por Andre em 13/04/2012

Tratar bem o cliente é uma ótima maneira de aumentar as vendas

Quando as vendas começam a cair, o número de clientes diminui consideravelmente e os lucros simplesmente somem, é hora de dar uma reviravolta e usar a criatividade para mudar o cenário. Seja você um pequeno comerciante de bairro ou um grande lojista, sempre existem alternativas para que o caixa da sua empresa volte a ficar cheio.

Existem várias dicas para aumentar as vendas, e a primeira delas diz respeito à identificação dos problemas e carências responsáveis pela queda no faturamento. Antes de pensar no que é preciso fazer de diferente, você deve identificar os motivos que levaram à queda nas vendas. Identificados os problemas, você pode começar a planejar e a traçar estratégias para melhorar a saúde financeira do seu empreendimento.

Escute o cliente

Entender o que o cliente quer, seja em relação a produtos, serviços, formas de pagamento ou atendimento, é uma das melhores formas de aumentar as suas vendas. Você pode fazer isso através de conversas diretas com os clientes nas dependências da loja ou criando canais de contato, como um e-mail, por exemplo, para que sejam enviadas sugestões sobre possíveis melhorias na loja.

Uma caixinha de sugestões, colocada no balcão de atendimento, também pode ser muito útil para esta finalidade.

Faça promoções

Nada como baixar os preços ou criar condições especiais de pagamento para atrair mais clientes para o seu negócio. Certamente, os clientes atuais irão gostar e ficarão estimulados a comprar mais. Por outro lado, é uma grande oportunidade de conquistar novos clientes.

As promoções também são ótimas para dar um impulso às vendas

Amplie a sua área de atuação

Outra dica para aumentar as vendas é ampliar o seu mercado, investindo em novos produtos e serviços, atraindo mais clientes. Porém, é preciso antes conferir se há dinheiro em caixa para financiar a expansão de mercado e fazer uma pesquisa para saber em que área investir.

Não saia investindo sem ter conhecimento sobre esses dados, pois o resultado pode não ser o esperado.

Invista em marketing

Propaganda é a alma do negócio, conforme costumam dizer os grandes empresários e profissionais da publicidade. Crie maneiras de fazer o seu negócio aparecer de forma positiva para o público, seja participando e contribuindo para eventos sociais importantes ou fazendo propagandas em mídias impressas, emissoras de rádio e na própria internet.

Criar maneiras de fidelizar o cliente faz com que ele volte sempre

Fidelize o cliente

Saiba como cativar e fidelizar os clientes, pois eles podem trazer novos clientes para o seu negócio. Crie maneiras de premiar e/ou oferecer vantagens e descontos àqueles mais fiéis e procure manter contato com eles sempre, mesmo nos momentos em que eles não estejam comprando com você.

É bem provável que o cliente ficará satisfeito e entusiasmado com a atenção dispensada a ele e vai pensar duas vezes antes de procurar a concorrência.

Com essas dicas é fácil aumentar s vendas e voltar a ter lucro nos negócios.

Top