Erros cometidos ao montar um negócio

Muitos brasileiros têm o desejo de abrir uma empresa, e enxergam na oportunidade, a possibilidade de alcançar a realização profissional, autonomia para tomar decisões…

Por Redacao em 19/11/2011

Muitos brasileiros têm o desejo de abrir uma empresa, e enxergam na oportunidade, a possibilidade de alcançar a realização profissional, autonomia para tomar decisões e independência financeira. Mas, para o desejo tomar formas, ter motivação; ideias e dinheiro não são o bastante. É necessário, primordialmente, ter conhecimento sobre o mundo dos negócios e desenvolver um plano de negócio detalhado.

O plano de negócio é feito somente para ajudar o futuro empresário. Ele pode ajudá-lo a angariar financiamentos, montar uma estratégia de marketing, recrutar futuros funcionários e, principalmente,  baixar os possíveis riscos da empresa não dar certo. Em contra partida, um planejamento com falhas pode colocar tudo a perder. Segundo a revista INC, saiba os erros mais comuns cometidos por futuros empresários ao montar um plano de negócio:

 

  • Ideias repetitivas
  • Uso de jargão
  • Inconsistência
  • Não ouvir a opinião de especialistas
  • Excesso de confiança

Falando um pouco desses tópicos:

Ideias repetitivas

Ser cuidadoso com o projeto, capa, edição, impressão, tudo isso já é um bom começo, e esperado. Prender a atenção do cliente em potencial, logo no começo da apresentação do projeto, é fundamental. Fique atento a redundâncias e ao entediamento do interessado. Por isso, não é a recomendado ser extenso.

Uso de jargão

Usar termos específicos, conhecidos somente na área acadêmica ou no meio profissional, não é uma boa pedida. A intenção é usar frases diretas e simples para o bom entendimento e assimilação. Objetividade é a palavra para que as pessoas compreendam com maior facilidade o que você deseja.

Inconsistência

Entenda e estude cada movimento do setor de competidores, mercado e faça uma avaliação clara sobre as chances da empresa dar certo. Tenha total confiança e certeza que os dados contidos no plano são reais.

Não ouvir a opinião de especialistas

Uma boa dica é mostrar o projeto para profissionais especializados do setor e possíveis investidores. Com isso, fica mais fácil enxergar os erros e mudá-los, antes mesmo que o empreendimento saia do papel.

Excesso de confiança

Cuidado e respeito com a concorrência, mesmo estando com um projeto singular. Não subestime a competição. Muitos jovens empresários deixam de lado a concorrência que tendem a enfrentar e não fazem estratégias para vencê-las.

 

Top