Trabalhar sentado aumenta risco de morrer cedo

Ser uma pessoa sedentária é um problema que todos nós sabemos que é verdade, viver sem fazer nenhum exercício físico prejudica seriamente o nosso…

Ser uma pessoa sedentária é um problema que todos nós sabemos que é verdade, viver sem fazer nenhum exercício físico prejudica seriamente o nosso organismo causando problemas de saúde. Esses problemas, na maioria das vezes, poderiam ser evitados com uma rotina mais ativa de exercícios. O fato é que não apenas as pessoas sedentárias, aquelas que não gostam de exercícios, mas até pessoas que ficam o dia todo trabalhando sentadas correm o risco de ter problemas de saúde, isso porque foi descoberto que trabalhar sentado aumenta risco de morrer cedo.

Os problemas de trabalhar sentado é que o nosso organismo não consegue realizar certas funções que apenas com o corpo em movimento ele faria. Quando comemos algo, por exemplo, o alimento se torna açúcar que em movimento uma parte é absorvida pelos nossos músculos e se torna energia e outra vai para o fígado, mas quando ficamos sentados esse açúcar fica sem ter aonde ir e fica parado no nosso sangue.

Pessoas que trabalham principalmente em escritórios que costumam fazer uma refeição rápida, e que na maioria das vezes não é uma refeição saudável, acabam de comer e voltam a sentar, é ai que está o erro.

Não apenas o excesso de açúcar no sangue, outros problemas podem ocorrer. Mais um exemplo é o aumento da gordura no corpo. Com a falta de exercício a gordura se acumula cada vez mais quando ficamos por muito tempo sentado, ou seja, é ai que começa a surgir a temida barriguinha, que também causa problemas na saúde, o acúmulo de gordura não é bom e muitos se esquecem de cuidar disto.

Que trabalhar sentado prejudica a saúde é algo que foi comprovado pelos pesquisadores da Universidade de Sydney na Austrália. Toda a pesquisa envolveu a participação de 200 mil australianos, todos os que trabalhavam mais de 10 horas sentados tinham 48% de chance de morrer cedo.

A pior parte desta notícia é que o estudo mostrou que nem exercícios físicos regulares ajudam a equilibrar uma rotina totalmente sedentária, ou seja, os efeitos de ficar por muito tempo sentado não são tão fáceis de reverter. Para conseguir uma vida saudável evite períodos muito longos sentado, mesmo se o seu trabalho exigir isso. Dê uma parada, se levante, e avalie se é realmente necessário ficar tanto tempo parado sentado. Diminuindo esses momentos sedentários, fazendo exercícios e se movimentando mais seu organismo agirá da maneira correta e evitará problemas futuros que seriam bem mais complicados de tratar.

Top