Cuidados diários com a pele seca

Cuidados diários com a pele seca

A palavra de ordem para o tratamento da pele seca é hidratação. Veja as causas, as características e mudanças de hábitos que dão certo.

Por Redacao em 04/10/2011

Sabe aquela sensação de pele esticada e opaca, que acontece quando utilizamos um produto inadequado como um sabonete em barra, por exemplo? Existe um tipo de pele que é assim, é a pele seca que pode atingir qualquer região do corpo, mas é sentida em especial, no rosto (sobre os olhos, bochechas e boca). Diversas pessoas sofrem com esse problema. Sendo assim, a palavra de ordem para o tratamento da pele seca é hidratação.

Características

A pele seca tem como características principais ser fina, sem brilho, aparentar rachaduras, pouco ou nenhum brilho e é o tipo de pele que apresenta sinais de envelhecimento mais depressa. Tudo isso é péssimo, mas pode ser tratado.

Tratamentos

Deixe a preguiça de lado e cuide-se! Precisa existir um equilíbrio entre a limpeza e a hidratação para que o PH da pele não seja alterado de forma brusca, o que vai causar ainda mais ressecamento quando os produtos forem retirados. Portanto, atente aos produtos utilizados que devem ser em gel, mousse ou líquidos e com filtro solar sempre! A alimentação também deve ser levada em conta.

São diversos os meios naturais de fazer a hidratação e mudar determinados hábitos para a saúde da sua pele.

  1. Esconda-se do sol: sol é bom, mas na dose certa. Não abuse e use filtro solar;
  2. Álcool e Cafeína: contém substâncias que podem comprometer o pH da pele;
  3. Medicamentos: alguns medicamentos podem ter como consequência boca seca, olhos secos e adivinha? Pele seca!
  4. Beba água: é necessário repor tudo o que se perde em líquidos e a pele evidencia a hidratação que vem de dentro para fora;
  5. Banhos rápidos e frescos: ficar horas no chuveiro debaixo de água quente é bom, não é? Nem tanto! É verdadeiro veneno para o meio ambiente, para o bolso e para a pele.

Tratamento Caseiro

Além da ajuda de produtos específicos, existe uma receita com cera de abelha, água e alguns óleos que dão um enorme ajuda para a pele seca. Veja!

-1 colher de sopa de cera de abelhas ralada

– 2 colheres de sopa de óleo de jojoba

– 1 colher de sopa de óleo de amêndoas

– 1 colher de sopa de óleo de coco

– 1 cápsula de 400 IU de óleo de vitamina E

– 4 colheres de sopa de água de rosas

– 3 gotas de óleo essencial de palma rosa

– 3 gotas de extrato de semente de grapefruit

Sob fogo baixo, aqueça a cera de abelhas e o os óleos de jojoba, de amêndoa e de coco, até que a cera derreta. Retire do fogo e acrescente a vitamina #. Reserve. Sob fogo baixo, aqueça a água de rosas. Espere amornar e, aos poucos, despeje a água de rosas sobre a mistura de óleos, mexendo com o batedor de ovos (ou batedeira, à velocidade mínima), até a mistura esfriar e ficar espessa e macia. Acrescente os óleos essenciais e o extrato de grapefruit. Coloque o creme num vidro e deixe esfriar antes de tampá-lo. Guarde em local fresco, e use o creme com moderação. Em seguida, aplique um tônico.

Legal, não é? Essa receitinha foi testada e dá muito certo. Cuidado com a esfoliação. Para a pele seca, uma vez por semana é mais que suficiente.

Tenha atenção e respeite as necessidades da sua pele, cuide-se e fique cada vez mais linda com uma pele, acima de tudo, saudável.

Top