Dicas do uso de computador para crianças

Dicas do uso de computador para crianças

Dicas do uso de computador para crianças

Redacao 19/04/2016 Criança

A internet e o uso dos computadores já fazem parte do cotidiano de quase todas as pessoas. Ainda existem algumas que não utilizam o computador, porém, é cada vez mais raro. Com esse “bum” da internet, as crianças passaram a utilizar computadores cada vez mais cedo. Em algumas escolas elas começam a ter contato com o computador a partir dos quatro anos e em outras a partir dos sete anos.

Você se preocupa com a segurança de seu filho quando ele usa o computador? Se não, saiba que deveria se preocupar, pois existem inúmeros perigos na internet e sem o devido cuidado seu filho pode ser vítima de algum golpe ou de pedófilos que ainda acham diversas vítimas pela internet.  Nesse post, daremos algumas dicas para o uso de computador para as crianças, principalmente dicas de segurança e sites específicos para elas utilizaram o computador como ferramenta de estudo e não só como diversão.

Você pode bloquear o acesso a sites indesejáveis que as crianças possam vir a cair, algumas vezes pode ser uma busca simples e sem querer elas acessam conteúdos impróprios para a idade. Para bloquear  conteúdo no computador do seu filho, você pode instalar o InterApp Control que é gratuito e permite que você escolha os sites que quer bloquear.

Existem diversos navegadores e browser  próprios para crianças que você pode baixar no seu computador. Alguns navegadores são gratuitos outros existem custos.  O My Kids Browser, é gratuito e você encontra o link para baixar, aqui . Outra opção que não custa nada é o Tweents Browser que tem diversos jogos idéias para seu filho. No site do Browser você pode conferir todas as opção e baixar. Já o Browser KidZui é todo em inglês, mas se você quer que seu filho tenha contato com outro idioma é a opção ideal.

É possível, instalar softwares próprios para atividades divertidas e seguras para seu filho. Alguns são de pintar, montar, ligar os pontos, etc… São várias opções, mas separamos algumas que você pode adquirir e se divertir juntamente com seu filho. Zig Zag é ideal para crianças entre 4 e 8 anos e oferece atividades divertidas. Você pode fazer o download dos jogos aqui

O BlockWorks é um jogo virtual que permite que a criança monte prédios, blocos ou estações espaciais.  O jogo é indicado para crianças entre cinco e nova anos. Já o gibizinho permite que seu filho crie histórias em quadrinhos para atiçar a imaginação.

Você pode deixar como sites favoritos para seu filho, bibliotecas, livros de graça e jogos educativos é só pesquisar na internet que você vai encontrar algo que ele goste e seja utilizado como ferramenta educacional adequada.

Antes de dar um computador para seu filho, eduque-o para usar. É muito mais fácil você educar antes do que depois. Trate o computador como qualquer presente que venha com manual de instruções, é necessário estar atento aos sites que ele visita e principalmente o que ele faz nos horários de lazer do computador. Sites de relacionamento têm idade mínima para utilização, verifique se seu filho está cadastrado em algum site, mentindo a idade e veja com quem ele se comunica e sobre o que conversa.

Quando o computador é utilizado na escola, eles ensinam a criança a utilizar sites próprios ou fazem uso de CD’s com jogos próprios para a aprendizagem. Uma dica é que você pergunte para a professora quais CD’s e programas de computador pode utilizar de forma segura para seu filho.

Agora que você já conhece jogos, softwares, programas e algumas dicas para a segurança de seu filho na hora de utilizar o computador o que você acha de aplicar? Lembre-se que a educação não é competência só da escola, a principal vem de casa.

Outros artigos

Diário Catarinense Classificados

28/06/2010

Diário Catarinense Classificados

Quer se manter interado sobre as principais noticias do em que são fatos em SC? Para isso existem algumas maneiras para que você consiga se atualizar, dentre ela...

Saída de praia: fotos, modelos

26/10/2011

Saída de praia: fotos, modelos

Estar linda nas areias e nas piscinas não custa quase nada. Para isso, basta encontrar uma saída de praia bem bacana para completar o visual que já deve estar com tu...