Dicas de Tratamento para Asma

A asma é uma doença comum do inverno, época do ano em que as doenças respiratórias proliferam com maior facilidade. A baixa umidade do…

Por Redacao em 01/04/2011

A asma é uma doença comum do inverno, época do ano em que as doenças respiratórias proliferam com maior facilidade. A baixa umidade do ar, o frio, e a grande concentração de poluentes são considerados elementos primordiais para o desenvolvimento de vários tipos de enfermidades, dentre elas a gripe que castiga crianças e idosos, a pneumonia, a bronquite, a otite (popular dor de ouvido), a rinite, sinusite, amidalite, catapora, varicela, entre outras. O essencial é que a população, durante as épocas frias do ano tenha conhecimento e apliquem em seu cotidiano algumas medidas que podem precaver o desenvolvimento e a proliferação dessas doenças.

A asma é uma inflamação do pulmão e das vias aéreas, com certo fundo alérgico, caracterizada por chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. A doença é comum em crianças, mas pode acometer adultos depois que estes contraiam infecções causadas por vírus ou bactérias. Não há como prevenir o aparecimento da doença, mas ela pode ser controlada desde que o tratamento prescrito pelo médico seja seguido corretamente, e que o paciente e sua família se conscientizem do problema. Acompanhe a seguir algumas dicas de tratamentos para asma.


As principais causas da doença são o frio, o mofo, a poeira e o contato com ambientes úmidos. Aos indivíduos que sofrem com a asma crônica, é recomendada a prática de exercícios físicos, aquáticos em geral que fortalecem o sistema respiratório.  Para os tratamentos de crises asmáticas é indicado o uso de corticosteróides inalatórios, as populares bombinhas que ajudam a diminuir o efeito das crises.

Alguns tratamentos domiciliares podem ajudar no tratamento da asma como a limpeza de cortinas e objetos que possam acumular poeira, utilizar umificadores de ar, limpar a casa com pano úmido, evitar odores fortes, animais de sangue quente, plantas e o contato com fumaça e cigarros, além de fazer a manutenção do ar condicionado. A asma não tem cura, mas pode ser controlada através de tratamentos que devem ser seguidos para manter a moléstia sob controle. Os procedimentos de controle devem ser feitos por um médico, jamais o paciente deve se automedicar, pois isso pode contribuir para com o agravamento da doença.

Top