Saiba como combater os insetos no Verão

☰ CONTEÚDO Verão com insetos?Procedimentos adequadosInsetos transmissores de doençasBaratasFormigas Verão com insetos? A estação mais bem quista pela maioria das pessoas está com altas…

Por Editorial MDT em 22/02/2012

☰ CONTEÚDO

Verão com insetos?

A estação mais bem quista pela maioria das pessoas está com altas temperaturas, isso é sempre um bom convite para praias, piscinas, rios, cachoeiras e clubes. Entretanto, junto com o Verão chegam também os insetos em grande quantidade. Isso ocorre porque o aumento da umidade do ar e as altas temperaturas estimulam a reprodução dos insetos, causando uma verdadeira proliferação.

A limpeza frequente das residências auxilia e muito no combate aos insetos; contudo esta pratica de higiene não é suficiente para impedir  o “ataque dos insetos”.

Procedimentos adequados

Hoje em dia no mercado existem inúmeros produtos para o respectivo combate, de forma eficaz e funcional, mas, o importante é saber especificamente qual inseto é necessário combater. Caso os procedimentos citados anteriormente não sejam eficazes pode-se contar com o serviço de dedetização, que utiliza diversos produtos para espécies diferentes de insetos.

Contudo, segundo o entomólogo, Anthony Érico Guimarães, chefe do laboratório de Díptera, do Instituto Oswaldo Cruz, diz que os procedimentos acima não conseguem deter alguns insetos voadores, que são atraídos pelas luzes e as baratas do esgoto. Segundo o especialista, os aparelhos elétricos e aerossol espantam as fêmeas dos insetos e apenas elas quem picam.

Insetos transmissores de doenças

Cabe ressaltar que algumas espécies são transmissores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, também conhecido como mosquito da dengue. As ações nesse sentido são fundamentais para o combate dessas pragas, tais como, evitar acúmulo de água em vasos de plantas, pneus e também a caixa d´água. Ter o costume de fechar as janelas ao entardecer, ou mesmo usar telas e mosquiteiras.

As lixeiras também devem ter cuidado especial, sendo sempre bem fechadas para que as moscas não depositem seus ovos nos restos de lixo.

Baratas

As baratas sempre invadem as casas nesse período do ano, sendo comum o aparecimento de baratas voadoras escuras, que são normalmente atraídas pelas luzes. Também encontramos as baratas provenientes dos ralos, esgotos, mesmo com a casa devidamente dedetizada. Evitar restos de comidas nas pias é importante para a prevenção, também nunca deixar panelas no fogão abertas.

Formigas

Outro inseto que se instala nos lares é a formiga, que se hospeda em azulejos quebrados, armários, prateleiras, pias e todo e qualquer espaço quente. As formigas não são transmissoras de doenças, mas caminham em muitos ambientes contaminados.

Top