Dicas de Sopas para Aquecer no Inverno

Dicas de Sopas para Aquecer no Inverno

Neste tempo de frio nada melhor que alguns alimentos para aquecer, por isso trouxemos algumas receitas de sopa, para aquecer a sua noite fria.…

Por Redacao em 13/07/2011

Neste tempo de frio nada melhor que alguns alimentos para aquecer, por isso trouxemos algumas receitas de sopa, para aquecer a sua noite fria.
Vamos conhecer uma opção de sopa saborosa para fazer para sua família, ou até para um encontro com amigos, a noite em um bom bate papo.

Que tal uma Minestrone? Esta é um tipo de sopa que tem sua origem na Itália é bastante grossa onde levam na sua preparação muitos ingredientes diferentes, como feijão, cebolas, cenouras, salsão e não pode faltar o arroz ou a massa cortada além de pedaços de carne. Parece muito boa esta sopa.

Vamos aprender a fazer:
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de feijão-branco cru
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga 1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 cenoura cortada em cubos
1 talo de salsão cortado em rodelinhas
1 batata cortada em cubos
1 abobrinha com casca cortada em cubos
1/2 xícara (chá) de repolho cortado bem fino
1 l de caldo de carne ou 2 cubos de caldo pronto
2 tomates sem pele e sem semente picados
sal a gosto
1 xícara (chá) de macarrão pequeno ou arroz
1/2 xícara (chá) de parmesão ralado

Modo de preparar sopas para aquecer no inverno:
1-Bote o feijão branco numa tigela e cubra com o triplo de água. Deixe de molho por 12 horas.
2-Escorrer a água do feijão branco e lavá-lo sob água corrente. Transferir para uma panela e cobrir com água. Levar ao fogo alto e, quando ferver, abaixar o fogo. Tampar a panela e deixar cozinhar por 1 hora ou até que o feijão esteja cozido. Escorrer a água e reservar o feijão.
3- Numa tábua, picar os legumes e o tomate.
4- Numa panela grande, aquecer o azeite e a manteiga no fogo baixo. Quando esquentar, colocar a cebola e o alho picados e mexer até dourar.
5- O segredo para preparar o Minestrone é não colocar todos os ingredientes na panela ao mesmo tempo, pois cada legume tem o seu tempo de cozimento. Por isso, entre as adições dos legumes, deixar cada um cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando.
Aumentar o fogo para médio e acrescentar os legumes na seguinte ordem: a cenoura picada, a batata em cubos, a vagem picada, a abobrinha em cubos e o repolho.
6- Juntar o caldo de carne e o tomate picado. Se estiver usando caldo em cubo, experimentar antes de temperar com sal. Aumentar o fogo e deixar ferver. Abaixar o fogo, tampar a panela e deixar cozinhar por 1 hora e 30 minutos.
7- Na panela com a sopa, acrescentar o feijão e o macarrão ou o arroz e deixar cozinhar por mais 15 minutos. O Minestrone é uma sopa grossa, porém, se desejar uma sopa mais fina, acrescentar mais caldo de carne.
8- Servir polvilhada com queijo parmesão ralado.

Siga esta receita e depois se delicie com o sabor dessa sopa que, além  de lhe aquecer, a mesma é bem saborosa e nutritiva e vai lhe deixar muito bem alimentado com todos os nutrientes de que necessita.

Top