Dicas de Flores Para Jardim

A beleza das flores costuma encher os olhos de muita gente. E não é para menos. Elas conseguem alegrar qualquer ambiente e dar vida…

Por Editorial MDT em 28/04/2011

A beleza das flores costuma encher os olhos de muita gente. E não é para menos. Elas conseguem alegrar qualquer ambiente e dar vida a qualquer cenário. Talvez seja por isso que ter um jardim seja um dos sonhos de consumo de várias pessoas.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que para ter um jardim em casa não basta apenas plantar as sementes em um local escolhido de forma aleatória e regar. É preciso ter um certo planejamento, atenção e cuidados. Antes de qualquer coisa é necessário ter uma terra boa e mantida adubada, e o espaço precisa ter luz adequada para a espécie escolhida, caso contrário, se misturar uma espécie que precisa muito do sol com outra que não tolera a luz vai acabar deixando uma dessas flores de lado. Com isso vai acabar tendo um jardim com plantas mortas e pouca aparência.

Algumas flores são muito usadas em jardins devido não apenas por seus encantos, mas também pela facilidade no cultivo, sendo figurinhas fáceis quando a ideia desse espaço vem a mente. Se ainda está pensando no que pretende cultivar veja só quais são os tipos mais comuns e algumas dicas de cuidados que devemos ter para que estejam sempre bonitas.

Rosas: São tão tradicionais que quase sempre é a primeira flor que vem em mente ao pensar em um jardim. Elas precisam de ambientes arejados, porém protegidas de ventos muito fortes. Gosta de ser regada constantemente e precisa de adubos orgânicos.

Margaridas: Tão tradicionais quanto as rosas, são flores que devem ser regadas regularmente, mas sem exageros. De vez em quando é bom retirar as flores, folhas e galhos mortos para ajudar no seu desenvolvimento.

Cravo: Suas cores proporcionam um lindo contraste e fazem dela uma grande opção e tanto para a maioria dos jardins. Precisa ser sempre regado e fertilizado com misturas de compostos orgânicos.

Hortênsia: Não são muito fãs da luz, preferindo receber apenas a luz solar indireta. São mais resistente em locais com climas mais frios ou amenos, não se dando muito bem com altas temperaturas. Gostam do solo úmido.

Antúrio: São flores bonitas e que não necessitam de grandes cuidados. Precisam ficar à sombra, mas a luz da manhã é excelente para elas.

Camélia: Florescem bem em qualquer tipo de local, gostando especialmente de climas amenos e sendo bastante resistente ao frio. O solo onde está plantada precisa ser rico em material orgânico. O indicado é regá-la de forma frequente nos primeiros meses após o plantio e depois espaçadas. Encharcar a flor pode facilitar o aparecimento de fungos que a prejudicam.

É importante lembrar que além do material de jardinagem disponível para fazer os cuidados adequados de suas plantas também é necessário reservar algum tempo na sua agenda para dar atenção ao seu jardim: seja algo mais superficial, como regar ou algo que demande pouco mais de tempo, como poda, colocação de adubo ou verificação de pragas e fungos.  Afinal ter flores por perto é sim muito bonito, mas é preciso cuidar para que elas se mantenham sempre assim.

Agora que já sabe como fazer, é só decidir o que quer plantar e esperar com paciência até que seu sonho de um jardim se torne realidade.

Top