Dicas de comportamento nas redes sociais

As consequências do mau comportamento nas redes sociais são semelhantes às da vida real, mas é até pior, visto que você fica exposto a…

Por Editorial MDT em 03/03/2012

O bom comportamento nas redes sociais é mais importante que o da vida real. (Foto: Divulgação)

As consequências do mau comportamento nas redes sociais são semelhantes às da vida real, mas é até pior, visto que você fica exposto a milhões de pessoas e não apenas ao seu círculo de amigos habitual. Portanto, é preciso saber se portar frente à situações que acontecem no Twitter, no Facebook ou no Orkut. Para tanto, temos aqui algumas dicas de comportamento nas redes sociais.

Se alguém lhe xingar ou falar mal de você nas redes sociais, não responda. Simplesmente bloqueie essa pessoa da sua lista. Assim, você mostrará que é uma pessoa madura e muito mais superior a quem lhe enviou palavras de baixo calão.

Há pessoas que adoram tirar sarro de outras em público, postando fotos, frases ou caricaturas. Então, não participe desse tipo de zoação, pois do mesmo modo que você não gosta de passar por essas situações, não exponha os outros à elas.

Se o seu namorado ou a sua namorada lhe pedirem uma foto sensual sua, não a envie, porque há muitas pessoas mal intencionadas na internet. Além disso, um dia, o relacionamento de vocês pode terminar e essa foto será motivo de chacotas entre todos os amigos das listas das redes sociais dele ou dela.

Nunca envie fotos sensuais para o seu namorado, pois ele poderá usá-las contra você um dia. (Foto: Divulgação)

Atualmente, os namoros virtuais são muito comuns, porém, geralmente, as pessoas nem se conhecem pessoalmente. Então, é preciso tomar bastante cuidado quando você for finalmente conhecer o seu namorado ou a sua namorada virtuais, já que é rotineiro pessoas caírem em golpes. Sempre vá acompanhado de alguém a esses encontros. Depois, se você realmente achar que a pessoa vale a pena, invista.

Cuidado com as pragas virtuais, ou seja, os vírus, que são facilmente passados de pessoa para pessoa pelas redes sociais, sendo que há muita gente envolvida nelas. Normalmente, eles são enviados por pessoas da sua confiança e, por isso, você acaba abrindo. No entanto, por mais que a fonte pareça segura, não se esqueça de conferir antes se a fonte é confiável passando o mouse por cima dela, na barra inferior do browser. Desse modo, você saberá qual é o link de destino dessa mensagem, deletando-a ou abrindo-a.

Não fale demais sobre si mesmo ou sobre a sua família nas redes sociais, pois há muitas pessoas que buscam por essas informações para fazerem chantagens com você quando souber tudo sobre a sua vida. Sendo assim, só fale o necessário e o supérfluo, deixando o íntimo para quando estiver pessoalmente com a pessoa ou por e-mail.

Cuidado para não falar demais sobre a sua vida pessoal e sobre a sua família. (Foto: Divulgação)

Assim como na vida real, o seu comportamento nas redes sociais deve ser exemplar e sem exageros, pois tudo o que você fizer será repassado para inúmeras pessoas. Sendo assim, aprenda como se comportar nas principais redes da internet com as nossas dicas.

Top