Dicas de como se vestir para entrevista de emprego

A forma como você se porta diante das perguntas, sua experiência profissional e formação acadêmica são levadas em conta na hora de participar de…

A forma como você se porta diante das perguntas, sua experiência profissional e formação acadêmica são levadas em conta na hora de participar de um processo seletivo. Porém é necessário ter cuidado ao escolher a vestimenta adequada. A forma como você se apresentar ao recrutador irá marcar a opinião inicial que ele terá de você. Como na maioria dos casos, acontece apenas uma conversa entre o candidato e o possível empregador, é preciso passar uma boa impressão nesse momento.

O terninho é uma peça curinga (Foto: divulgação)

As mulheres devem evitar decotes, transparências, roupas curtas, camisetas e jeans e dar preferência a terninhos, calças sociais e sapatos fechados, de preferência de salto. A formalidade deve ser proporcional ao cargo a que está se candidatando. Caso for vestir uma saia ou um vestido, lembre-se que o comprimento precisa estar abaixo dos joelhos. Blusas de alcinha não são recomendadas, prefira usar uma peça que tenha mangas. As cores sóbrias e em tons neutros ficam melhores para serem usados nessa ocasião. Roupas coloridas ou de tonalidades chamativas devem ser deixadas de lado. Uma atenção especial deve ser dada às unhas. Unhas roídas ou com o esmalte descascado passam a impressão de desleixo.

Prefira cores sóbrias (Foto: divulgação)

Para os cabelos, a orientação é que estejam arrumados. Mas, não há necessidade de recorrer a uma escova ou um coque no caso dos cabelos crespos. Assumir seus cachos mostra que você se sente bem com seu jeito de ser. Cuidado com o excesso de perfume. A maquiagem deve ser leve, sem carregar nas cores.

Vestidos podem ser uma opção, desde que com comprimento abaixo dos joelhos (Foto: divulgação)

Os acessórios precisam ser discretos. Brincos, colares e pulseiras grandes devem ser evitados, principalmente se fizerem barulho quando você se mexer. Para os homens, a escolha é facilitada. Camisa, calça social ou um jeans escuro e sapatos sociais são de bom tom. Não precisa colocar gravata. Mas se a candidatura é para vagas executivas, ou em um nível hierárquico mais alto, o ideal é usar um terno. Se tiver o costume de usar gel, tome cuidado para que o cabelo não fique com o aspecto de molhado. A barba aparada e as unhas cortadas também demonstram asseio.

Camisa, jeans escuro e sapato social para os homens (Foto: divulgação)

Top