Objetos rústicos na decoração: fotos

O estilo rústico está sendo cada vez mais retomado na decoração, colocando em evidência o charme e o conforto. Embora valorize a rusticidade e…

Por Isabella Moretti em 06/12/2012

O estilo rústico está sendo cada vez mais retomado na decoração, colocando em evidência o charme e o conforto. Embora valorize a rusticidade e os elementos mais simples, o visual rústico deixou de se limitar ao campo e passou a invadir as casas urbanas.

 Veja também: Decoração rústica: cores, objetos, dicas

Panelas penduradas levam o rústico para a cozinha. (Foto:Divulgação)

Entendendo o estilo rústico

O estilo rústico é capaz de promover um verdadeiro resgate das origens, pois valoriza as peças desgastadas pelo tempo, os itens artesanais e os objetos que guardam em si alguma história. Quando as peças são inseridas em um ambiente com harmonia, elas são capazes de aumentar a sensação de aconchego.

O espírito rústico pode ser exaltado de diversas maneiras através da decoração, incluindo o uso dos móveis, das cores, dos revestimentos, dos acessórios e dos têxteis. Em todos os contextos, as características rurais sempre se destacam e fazem com que qualquer ambiente se transforme em um canto típico da ‘casa na fazenda’.

O mobiliário rústico normalmente valoriza os traços mais clássicos e são confeccionados com material bruto, como é o caso da madeira de demolição. Os móveis de ferro forjado também são capazes de inserir na casa uma rusticidade típica do campo.

Objetos rústicos na decoração

Enfeites de decoração rústica. (Foto:Divulgação)

Uma forma de evidenciar o estilo rústico na decoração é escolhendo bem os objetos. Estas peças aparecem como detalhes do ambiente, porém fazem toda a diferença na hora de aumentar a sensação de aconchego.

Os objetos rústicos de decoração costumam valorizar o desgaste do tempo ou são confeccionados de forma artesanal. Veja a seguir algumas sugestões de peças para inovar o visual de cada ambiente da casa:

Quarto: para reforçar a atmosfera de descanso, vale a pena apostar em algumas peças rústicas, como é o caso do baú de madeira, da luminária artesanal, das cortinas frescas e das almofadas estampadas.

Peças que combinam com a decoração rústica. (Foto:Divulgação)

Sala: muitos enfeites rústicos combinam com a decoração da sala, como é o caso dos cestos de vime ou palha, candelabros, livros, vasos de porcelana, arranjos de flores do campo, almofadas estampadas e adornos antigos em geral.

Cozinha: o clima rústico também pode ser exaltado através dos objetos da cozinha, como é o caso das jarras de vidro, das peças de cerâmica, das panelas de cobre, das colheres de pau, das latas decorativas, entre outros.

Saiba mais: Decoração rústica para cozinha: dicas, objetos, fotos

Banheiro: qualquer objeto feito à mão através do artesanato é capaz de deixar a decoração mais rústica.

Fotos de objetos rústicos na decoração

Veja a seguir uma seleção de fotos de objetos rústicos na decoração:

Top