Devolução de Mercadoria pela Internet

Devolução de Mercadoria Pela Internet

As compras pela internet estão se tornando cada vez mais comuns, por causa dos preços excelentes e das mercadorias que as vezes não podem ser encontradas no comercio local. Os internautas procuram as mercadorias em sites que oferecem bons preços e frete grátis para economizar, mas nem sempre as coisas saem como o planejado e ao chegar a mercadoria é concluído que esta com defeito ou quebrada por ter sido mau embalada ou pelo transporte não ter sido feito de maneira adequada. É nessa hora que os problemas começam a aparecer, pois a mercadoria já foi paga, mas chegou estragada e com problemas, ai começa a saga da devolução da mercadoria e do dinheiro. Muitas pessoas se estressam com essa situação e acabam perdendo dinheiro e a paciência.

O que fazer para se prevenir?

O primeiro passo para a prevenção e para que de tudo certo é antes de fazer a compra pela internet ler todos os itens do contrato até o final, principalmente quando fala em devolução da mercadoria, pois existem sites e empresas que não aceitam devolução de mercadoria cuja embalagem tenha sido violada, dificultando a devolução. Mas para aquelas pessoas que são ligadas e acostumadas a fazer esse tipo de compra não existe problema, pois só fazem as compras em sites confiáveis e que aceitam a devolução da mercadoria caso essa não esteja de acordo com a compra elaborada. Ou procurar pelos direitos do consumidor que você também encontra pela internet, por isso nunca faça compras sem primeiro ler todas as clausulas sobre o contrato de compra e venda disponível pelo site.

Código de Defesa do Consumidor

O código de defesa do consumidor garante todos os direitos reservados mediante compras ou pagamentos dos consumidores. E para garantir segurança nas suas compras confira o que diz o código de defesa dos consumidores:

  • Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato no prazo de sete dias  a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de produtos ou serviços correr fora do estabelecimento comercial especialmente por telefone ou a domicilio. E não existe nenhuma restrição no código quanto ao estado do produto devolvido, se ele foi ou não testado ou usado, inclusive por que esse direito é exatamente para garantir que o consumidor possa testar o produto em casa, já que ele não teve oportunidade de testar na loja.

Faça suas compras com tranqüilidade  e segurança na internet.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply